Steaua: o clube que lutou pela identidade

O Steaua Bucareste, fundado em 1947 pelo exército romeno, é o emblema mais conhecido e com mais títulos da Roménia. Internamente, o clube conquistou 26 campeonatos romenos, 22 Taças da Roménia, duas Taças da Liga Romena e a Supertaça Romena por 6 vezes. A nível internacional ganharam a Taça dos Campeões Europeus e a Supertaça Europeia, ambos em 1986, sendo o único clube romeno a tê-lo conseguido.

O clube fez parte do exército até 1998, quando o departamento do futebol se separou do CSA Steaua Bucareste, clube do exército romeno, e teve o seu nome para o atual FC Steaua Bucareste.

Em 2003 foi comprado por George Becali, político e empresário romeno, e este alterou o emblema do clube para uma reformulação do usado entre 1971 e 1994, quando ainda era propriedade do exército, acrescentando duas estrelas no topo.

Comparação entre o emblema usado de 1971 a 1994 e o reformulado que originou a batalha judicial

No ano de 2014, o Ministério da Defesa Nacional processou o Steaua, afirmando que o Exército Romeno era o proprietário do logótipo do clube romeno. O Supremo Tribunal decidiu a favor do exército e a 3 de Dezembro de 2014, o emblema do clube foi retirado do Steaua.

O Steaua ficou então sem nome nem identidade. Sem designação, no placar dos jogos em casa, tinha “anfitrião” em vez do seu nome habitual e um quadrado vazio substituía o logótipo e o speaker anunciava o clube como “campeão da Roménia”.

Nos equipamentos, o clube chegou a utilizar fita por cima para tapar o emblema “proibido”.

Imagem de um jogo do Steaua em 2014 em que o emblema foi coberto por fita

Em Janeiro de 2015, o clube lançou o novo emblema, com uma estrela de oito pontas no meio e com as letras FCSB ao redor. Emitiu um comunicado que indicava que o clube tinha atingido um acordo com o Ministério da Defesa Nacional que lhes permitia manter o nome Steaua Bucareste e as cores.

O logótipo do clube desde Janeiro de 2015

O clube acabou por alterar oficialmente de nome de Steaua Bucareste para Fotbal Club FCSB (abreviatura para Fotbal Club Steaua București) em Março de 2017, depois da Federação Romena de Futebol ter aprovado a mudança.

Apesar de ainda ser conhecido como Steaua Bucareste, a designação correta é mesmo FCSB, como visto no sorteio do play-off da Liga dos Campeões e que ditou o embate contra o Sporting. O clube romeno joga com os leões a 15 e a 23 o acesso à fase de grupos da maior competição europeia.

Imagem do sorteio do play-off da Champions 2017/18

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta