3, 2, 1…Acção. O Campeonato Portugal está prestes a iniciar. Fica com as principais alterações da prova.

O Campeonato Portugal está prestes a embelezar os tapetes verdes, estando a menos de uma semana do apito inicial. Esta época desportiva, os moldes da competição sofreram alterações.

Assim, a temporada de 2017/18, será disputada por 80 Clubes que estão divididos em 5 séries com 16 clubes. Estes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra, como visitado.

O melhor classificado de cada uma das 5 séries, assim como os três melhor classificados no 2º lugar de todas as séries qualificam-se para disputar um “play-off”, de forma a determinar quais os dois clubes que sobem à competição profissional.
No “play-off”, os oito clubes disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os quatro vencedores para a eliminatória seguinte.
Os quatro clubes vencedores disputam uma outra eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os dois vencedores para subirem à competição profissional e para disputarem uma final, em campo neutro, destinada a determinar o campeão de Portugal.

No que concerne às descidas, os últimos seis classificados, são despromovidos aos campeonatos distritais.

A próxima temporada será de transição já que, o modelo definitivo só será aplicado em 2018/2019, altura em que, a competição contará com menos emblemas e com menos séries. O numero de equipas passa de 80 para 72, divididas em 4 séries compostas por 18 equipas.

Na época de 2018/2019, o “play-off” de subida é disputado apenas pelos dois primeiros classificados de cada série, descendo aos Distritais, os últimos cinco de cada série.

 

 

 

 

Guilherme Freire Coelho

Alfacinha apaixonado pela vida e por futebol. Defendo-o como desporto, respeito-o pela vertente social e admiro-o como espectáculo. A bola, é mero instrumento para os "artistas" brilharem. Não escrevo sobre bola mas sim, sobre Futebol, sempre de forma transparente, com fair-play e....sem respeito pelo acordo ortográfico.....

Deixe uma resposta