Lafont, o guarda-redes sensação da Ligue 1

Nome: Alban Lafont

Data de nascimento: 23 de Janeiro de 1999

Nacionalidade: Francês

Peso: 80 kg

Altura: 1, 93 cm

Posição: Guarda-Redes

Número: 40

 

Com apenas 18 anos é titular absoluto do Toulouse FC. Nascido na Burkina-Faso, Lafont assinou pelo clube francês em 2014, com apenas 15 anos, proveniente do AS Lattoise.

Foi no AS Lattoise, onde esteve 6 anos, que ele se passou a ser guarda-redes. Uma lesão do habitual titular da equipa lhe levou a calçar as luvas e rapidamente se destacou. Vários clubes, incluindo o Mónaco, tentaram-lhe contratar mas foi o Toulouse a levar a melhor.

Em 2015, estreou-se oficialmente pelo Toulouse e tornou-se no mais jovem guarda-redes a jogar na Ligue 1 com 16 anos e 310 dias, batendo o recorde do Mickaël Landreau.

Quando Lafont estreou-se, o Toulouse estava a 10 pontos da manutenção. Manutenção que viria a ser assegurada no último dia da época, em parte pelos 8 jogos sem sofrer golos realizados pelo jovem guarda-redes, ele que viria a fazer 24 jogos na temporada 2015/16.

O esforço do jogador foi recompensado e o Toulouse renovou o seu contrato até 2020.

Na última época, Lafont manteve a titularidade entre os postes e tornou-se no jogador mais jovem a atingir os 50 jogos realizados na Ligue 1. Atualmente com 62 encontros realizados pelo Toulouse, na última época realizou 38 partidas e não sofreu golos em 11 jogos, contribuindo para o 13º lugar alcançado pelo emblema francês.

Embora tenha apenas 18 anos, Lafont foi este ano convocado para o Mundial de sub-20 de futebol. Ele que é presença habitual nas selecções jovens francesas, tendo representado os sub-16, sub-17, sub-18 e sub-20.

No torneio, a sua titularidade foi alternando com Paul Bernardoni do Bordéus e a Selecção Francesa foi eliminada 1-2 por Itália, nos oitavos-de-final.

Lafont é um guarda-redes descontraído e calmo sob pressão. O facto que ele ajudou a manter o Toulouse na Ligue 1 sugere que ele consegue aguentar a pressão. É também um guarda-redes que joga bem com os pés e ter jogado noutra posição antes de se fixar entre os postes, ajudou-lhe.

Com 18 anos, Lafont ainda tem muito futuro pela frente e com certeza será brilhante. Aproveite e veja aqui alguns dos melhores momentos do jovem guardião francês.

https://www.youtube.com/watch?v=3H6b1qtoBtI

 

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta