Desilusão holandesa: PSV e Ajax fora das competições europeias

Tem sido um início de época para esquecer na Holanda com dois dos quatros clubes , que disputaram o apuramento para as competições europeias, a serem eliminados prematuramente. Falamos de dois grandes do futebol holandês e presença assídua nas competições europeias: PSV Eindhoven e AFC Ajax.

O PSV, 3º classificado da última Eredivisie, não avançou da 3ª pré-eliminatória. O emblema holandês foi derrotado por 2-0, no conjunto das duas mãos, pelo Osijek da Croácia.

O desalento dos jogadores do PSV após a derrota com o Osijek

Com a derrota, o emblema de Eindhoven, colocou um ponto final em 43 anos consecutivos a marcar presença nas principais competições europeias de clubes. Desde a temporada 1973/74 que o clube holandês estava consecutivamente nas fases de grupos ou a eliminar da Taça UEFA, Taça dos Campeões Europeus, Liga Europa ou Liga dos Campeões

Por sua vez, o Ajax, havia sido eliminado da Liga dos Campeões, na 3ª pré-eliminatória, pelo Nice. Após empates 1-1 em França e 2-2 na Holanda, valendo a regra do golo fora para carimbar a passagem dos franceses.

Goradas a hipótese de apuramento para a Liga dos Campeões, calhou os noruegueses do Rosenborg, aos vice-campeões holandeses, no play-off da Liga Europa. A eliminatória, contudo sorriu ao Rosenborg que, após vencerem por 1-o na Holanda, ganharam 3-2 na Noruega.

O Ajax ainda esteve na frente da eliminatória mas ,no final, foram eliminados pelo Rosenborg

Os finalistas derrotados da última edição da Liga Europa, ficaram assim fora das competições europeias. A campanha europeia do Ajax termina logo em Agosto, algo nunca visto em 50 anos, uma vez que o clube, marca presença nas fases finais desde 1967.

Para representar o futebol holandês, restam agora Feyenoord na Liga dos Campeões e Vitesse Arnhem na Liga Europa, respetivamente.

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta