PARABÉNS: O Clube Futebol Os Belenenses celebra hoje o seu 98º aniversário

O Clube de Futebol, Os “Belenenses”, celebra hoje o seu 98º aniversário. Fundado a 23 de Setembro de 1919, fez parte, durante décadas, do quarteto dos “Grandes”.

O clube tem milhares de simpatizantes em Portugal e além fronteiras, prova disso, são os seus núcleos em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Timor, Brasil, Bélgica, Estados Unidos da América e Canadá. O emblema da Cruz de Cristo tem ainda, cerca de 50 filiais e núcleos em Portugal continental e ilhas.

Até 1982/83, foi dos clubes que estiveram sempre na 1ª Divisão. Em 1933, o Belenenses era um dos mais poderosos clubes de futebol a militar em Portugal: tinha 3 Campeonatos de Portugal, tal como o F.C. Porto, contra 2 do Benfica, 1 do Sporting. Os azuis do Restelo, à época, eram o clube com mais jogadores presentes na Selecção Portuguesa, desde o início da atividade desta. Manteve esta posição até 1935 e a segunda posição até 1951. Actualmente é o quarto clube com mais internacionalizações, com cerca do dobro do quinto e sexto colocados (Boavista e Vitória de Setúbal).

Daí que os grandes rivais do Belenenses sejam Benfica, Sporting e Porto, para além dos mais recentes Sporting de Braga e Boavista. Até 1982, o Belenenses pertencia ao quarteto dos “Grandes”, porém nesse ano, pela primeira vez na sua história, o clube foi despromovido à II Divisão, passando a serem considerados apenas “3 Grandes”, por essa razão, ainda hoje muitos o consideram o 4º Grande, pelo seu historial e por somados todos os pontos de sempre do campeonato ainda ter uma boa vantagem sobre os restantes clubes. É também o quarto clube com mais participações na Primeira Liga.

Clube fundador da 1ª Divisão Nacional em 1935, o CF “os Belenenses” permaneceu neste campeonato até 1982, ano em que aconteceu a 1ª fatídica descida à 2ª Divisão Nacional. No dia 23 de fevereiro de 2014, contra o Marítimo, o Belenenses completou 2000 jogos no campeonato e pese embora a fase menos boa dos últimos anos, o clube regista números dignos de registo: 834 vitórias; 482 empates e 683 derrotas.

O Belenenses foi o primeiro clube português a participar na Taça UEFA, estreando-se com um empate 3-3 em casa dos escoceses do Hibernian.

Registo ainda para o facto de o Belenenses ter sido a equipa a marcar mais golos num só jogo de todos os campeonatos nacionais: 15-2 à Académica. Aliás, no espaço de uma semana ganhou também por 14-1 ao Salgueiros, ou seja, marcou 29 golos em duas jornadas. Na Taça de Portugal tem a segunda maior goleada de sempre com 17-0 ao GD Vila Franca. Entre os clubes que foram goleados pelo Belenenses, contam-se o Benfica (8-3 em casa e 5-0 em campo neutro), o Futebol Clube do Porto (7-3 em casa e 6-2 e 4-0 fora) e o Sporting Clube de Braga (9-3), ou ainda o Vitória de Guimarães (12-1), o Boavista (10-0) e o Vitória de Setúbal (9-0), para referir alguns dos mais cotados.

NOTA: Atualmente, o futebol do Belenenses é gerido por um grupo de investidores autónomos ao Clube, a empresa Codecity cuja principal figura é o antigo administrador da Portugal Telecom, Rui Pedro Soares, que adquiriu a Belenenses SAD na época 2012/2013.

Guilherme Freire Coelho

Alfacinha apaixonado pela vida e por futebol. Defendo-o como desporto, respeito-o pela vertente social e admiro-o como espectáculo. A bola, é mero instrumento para os "artistas" brilharem. Não escrevo sobre bola mas sim, sobre Futebol, sempre de forma transparente, com fair-play e....sem respeito pelo acordo ortográfico.....

Deixe uma resposta