Cinco surpresas, até ao momento, nos principais campeonatos europeus

Após uma pausa internacional, a normalidade voltou a ser retomada com os campeonatos a serem disputados. Embora tenham sido jogadas oito jornadas, até ao momento, existem equipas a causar sensação nos principais campeonatos europeus.

Neste artigo, será feita uma abordagem a cinco equipas que causam alguma sensação nos principais campeonatos europeus (Ligue 1, Bundesliga, Serie A, La Liga ou Premier League). Por a causar sensação entenda-se, não só, equipas “pequenas” bem como “grandes” que nos últimos anos estiveram uns furos abaixo e terminaram longe do pódio ou abaixo das expectativas.

#1 – Watford FC

Quando Marco Silva assumiu o comando neste Verão, poucos certamente esperavam este início de campeonato. Com 4 vitórias, 3 empates e uma derrota, a equipa segue no 4º lugar à frente do campeão em título Chelsea e a 3 pontos do vice-campeão Tottenham com 8 jornadas decorridas. De salientar a vitória em cima da hora contra o Arsenal (2-1). Na última temporada os “hornets” acabaram, a apenas 6 pontos da salvação, num desastroso 17º lugar.

#2 FC Nantes

O experiente treinador italiano Claudio Ranieri, vencedor da Premier League com o Leicester, assumiu as rédeas do clube neste Verão após a saída do português Sérgio Conceição. Se dúvidas haviam, pelo menos até ao momento, os adeptos devem estar satisfeitos com o clube em 5º lugar após 5 vitórias, 2 empates e duas derrotas. O histórico francês (8 títulos em seu nome) conta com 17 pontos, os mesmos que Saint-Étienne e  Marselha, e encontra-se a 2 do 2º lugar, ocupado pelo Mónaco. Apesar de tudo, na última época, haviam terminado na 7ª posição da tabela classificativa.

 

#3 Internazionale Milano

Luciano Spalletti foi o treinador escolhido para tentar devolver a glória de outros tempos ao Inter de Milão. O clube leva, em 8 jogos, 7 vitórias e 1 empate, seguindo no 2º lugar com 22 pontos, menos 2 que o imparável Nápoles (8 jogos, 8 vitórias). A última vitória foi, precisamente, contra o AC Milan com Icardi a fazer o hat-trick (9 golos até ao momento) numa vitória por 3-2 dos nerazzuri no derby de Milão. Na última época, o gigante italiano acabou fora das competições europeias após um desapontante 7º lugar. Nos últimos anos, a melhor classificação foi um 2º lugar em 2011-12.

 

#4 Valencia CF

Marcelino García Toral, pode ser um nome que diga pouco aos adeptos portugueses, mas foi o escolhido para assumir o cargo do clube “che” este Verão após uma desastrosa campanha que culminou num desapontante 12º lugar. Até ao momento, o clube segue na 2ª posição da tabela com 18 pontos, menos 4 que o imparável Barcelona (7 vitórias e 1 empate em 8 jogos). Poucos, certamente, podiam prever este fogoso início de campanha para o clube valenciano. A última vitória foi uma goleada por 6-3 frente ao Real Betis.

 

#5 CD Leganés

Provavelmente, a equipa mais “pequena” e desconhecida do lote aqui apresentado. O clube obteve a promoção pela primeira vez à 1ª liga espanhola em 2015-16 e, na sua época de estreia, não foi além de um modesto 17º lugar. Na época atual, a sua segunda de sempre na divisão, segue em 6º lugar com 4 vitórias, 2 empates e duas derrotas, somando 14 pontos. A equipa obteve um nulo, em casa, diante do Atlético Madrid.

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta