Portugal em 3º Lugar no Ranking FIFA

A seleção portuguesa de futebol vai integrar o lote de oito cabeças de série para o Mundial’2018, graças a ter garantido e mantido o terceiro lugar no ‘ranking’ da FIFA, que foi esta segunda-feira divulgado e continua a ser liderado pela Alemanha.

Destaca-se a subida da França à sétima posição, tendo deixado para trás a Suíça e assegurando assim a última vaga destinada aos pré-designados para cabeças de série, uma vez que a Rússia beneficia desse estatuto na qualidade de organizador da competição, apesar de ser apenas 65.ª posicionada na hierarquia mundial.

Além de Portugal, campeão europeu, Alemanha, campeã mundial, França e Rússia, também o Brasil (segundo colocado), Argentina (quarta), Bélgica (quinta), Polónia (sexta) serão cabeças de série no sorteio da fase final, marcado para 1 de dezembro, em Moscovo, que irá ditar quem ficará no caminho da selecção portuguesa.

A derrota sofrida pela Suíça frente a Portugal, por 2-0, na última jornada da fase europeia de apuramento, relegou a equipa para o playoff mas também desapossou da última vaga para os cabeças de série, e ainda, colocou os helvéticos na 11.ª posição do ranking, promovendo a subida da Espanha ao oitavo lugar e do Peru ao 10.º.

A seleção portuguesa tinha igualado no ‘ranking’ anterior, divulgado em 14 de setembro, a sua melhor classificação de sempre na hierarquia da FIFA, ao alcançar o terceiro lugar, posição que já tinha ocupado em 2010, 2012 e 2014.

De notar também que a selecção do Chile, instalada no nono posto, é a seleção mais bem classificada no ‘ranking’ da FIFA que não conquistou a qualificação para o Mundial2018, enquanto o México (16.º) é o melhor representante da CONCACAF, a Tunísia (28.ª) de África e o Irão (34.º), treinado pelo português Carlos Queiroz, da Ásia, apesar da queda de nove lugares.

Pedro Martins

Da Margem Sul para o mundo do desporto, toda a minha paixão pelo desporto. Compreender todos os fatores a nível pessoal, emocional, estatístico e realístico no mundo desportivo ao qual partilhamos com todos que nos rodeiam. Porque uma boa escrita no desporto, será sempre o caminho certo para a excelência.

Deixe uma resposta