Benfica tem o segundo maior passivo na Europa

A UEFA divulgou um estudo que coloca o Benfica no segundo lugar dum pódio indesejável, o do maior passivo na Europa, sendo apenas superado pelo Manchester United. O passivo encarnado fixou-se em 309 milhões de euros de prejuízo no saldo das obrigações devidas.

Os números são relativos a 2016 e reforçam esta tendência já que o clube da Luz estava igualmente no segundo lugar em 2015. Novidade é a ascensão do Porto ao 16º lugar e Sporting 20º, que apresentaram um passivo de 161 e 133 milhões de euros, respetivamente (ambos estavam fora do top 20 em 2015).

Apesar dos números avultados da dívida benfiquista, esta sofreu um decréscimo de 8% face ao período transato, 27 milhões de euros segundo o referido estudo. Em sentido contrário, o Porto foi o “grande” que mais se endividou no período compreendido, em cerca de 30%, e o Sporting ligeiramente abaixo, com 29%.

O estudo revela, no entanto, que a dívida mais sustentável é a dos “dragões”, porque o passivo representa, em proporção, 0,7 dos ativos do clube, enquanto a do Benfica é de 1,1 e a do Sporting 2,5 dos seus ativos.

David Silva

Contar a minha história é falar de futebol. Primeiro, a paixão. Depois, a prática. Em seguida, uma deslocação de 71km entre a Lourinhã e a NOVA/FCSH, onde concluí o curso de Ciências da Comunicação, em 2019. Pelo meio, nove meses de estágio memoráveis no Canal 11, na Cidade do Futebol. E por fim, a paixão. Sempre.

Deixe uma resposta