UEFA Youth League: Salzburgo, campeão em título, no caminho dos dragões

O sorteio realizado, esta sexta-feira na sede da UEFA em Nyon (Suiça), ditou que o FC Porto vá defrontar o Salzburgo, campeão em título, nos oitavos de final da UEFA Youth League.

Os azuis e brancos recebem a 20 ou 21 de fevereiro uma das equipas mais fortes do escalão. Recorde-se que o Salzburgo eliminou o Sporting nos ‘play-offs’ de acesso aos oitavos de final, ao impor-se na quarta-feira ao conjunto lisboeta, na Áustria, por 5-2. De salientar que o conjunto austríaco venceu na final da época passada o Benfica, por 2-1.

Salzburgo a celebrar a vitória na Youth League da época passada

O campeão em título não disputou a fase de grupos da Youth League porque a equipa principal falhou o apuramento para a Liga dos Campeões (o torneio visa replicar a fase de grupos da UEFA Champions League) e chegou a esta fase da prova pelo designado caminho dos campeões nacionais.

A equipa dos dragões, que tem como melhor resultado a presença nos quartos de final em 2015 e 2017, venceu o Grupo G na primeira fase da competição. O Sporting foi segundo classificado no agrupamento D, tendo sido eliminado pelo próximo adversário dos portistas, e o Benfica (finalista vencido da última edição) terminou  na terceira posição do Grupo A e, por tal motivo, fora da competição ainda na fase de grupos.

Caso avance na eliminatória com a formação austríaca, o FC Porto encontrará nos quartos de final o vencedor do encontro entre os ingleses do Tottenham e os franceses do Mónaco, segundos colocados do grupo G, o mesmo que o emblema português. Na fase de grupos, os dragões venceram em casa, por 2-1, e perderam fora, por 3-2.

Denotar que a formação austríaca, por restrições a nível de patrocínios nas competições europeias, deixa de ser designada de FC Red Bull Salzburgo para ser designada como FC Salzburgo.

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta