Três golos de rajada colocam o leão na frente da eliminatória

O Sporting deu esta quinta feira um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga Europa, após vencer o Astana por 3-1 no Cazaquistão. Os leões estiveram a perder, mas na segunda parte conseguiram dar a volta com golos de Bruno Fernandes, Gelson Martins e Doumbia.

O inicio de jogo não foi fácil para a equipa liderada por Jorge Jesus. Duas equipas em fases distintas da época, recorde-se que o Astana fez o seu último jogo em 2017, a contar precisamente para fase de grupos desta competição, enquanto os leões estavam a cumprir o seu 12º jogo do ano. Para além disto as temperaturas negativas, o relvado sintético e diferença horária não beneficiavam a equipa de alvalade.

Os leões entraram mal no jogo e tiveram muitas dificuldades em parar as transições rápidas da equipa cazaque, que criava o maior perigo através da velocidade de Tomasov e Twumasi sobre as alas.

O Astana entrou melhor e após ter posto Rui Patrício à prova com remates de Despotovic e Maevski; chegou mesmo à vantagem à passagem do minuto 7 por Tomasov. Lançamento em profundidade para as costas da defesa leonina, e o internacional croata com uma receção orientada despenteou o guarda-redes português. O Sporting estava a demorar a entrar no jogo, e por pouco não sofria minutos depois  o segundo golo da partida, valeu a saída do aniversariante Rui Patrício entre os postes.

Os leões começaram a aparecer no jogo à passagem da meia hora, quando a equipa leonina percebeu como podia jogar entre a linha do meio campo e a defesa do Astana. A partir daqui a equipa verde e branca começou a despontar no jogo e ainda antes do intervalo podia ter chegado ao golo. Tanto por Bruno Fernandes  como por Doumbia. Aliás, o avançado marfinense ainda marcou no entanto a jogada foi invalidada, erro claro da equipa de arbitragem, uma vez que nas  repetições percebe-se que o avançado estava em jogo.

Na segunda parte, o Sporting entrou com tudo e em menos de dez minutos virou o resultado desfavorável de 1-0, para uma vantagem confortável de 3-1.  O primeiro golo surgiu ao minuto 48 por Bruno Fernandes; Logvinenko corta a bola com a mão, e o internacional português chamado a converter o castigo máximo empata a partida.

O Astana ainda nem se tinha refeito do resultado quando Acuña, após se desenvencilhar de alguns jogadores cazaques, cruza de forma perfeita  para Gelson colocar os leões pela primeira vez em vantagem.

O terceiro golo chegou minutos depois por Doumbia. Grande abertura de Acuña, que pelo flanco esquerdo lança Bruno Fernandes, este cruza tenso para Doumbia que faz o terceiro golo dos leões.

Até ao final do jogo o Sporting ainda poderia ter aumentado a vantagem, por  Bruno Fernandes e Gelson Martins, contudo Eric segurou o resultado. Antes do apito final nota também para a expulsão de Logvinenko por acumulação de amarelos, e para o remate da equipa da casa à trave.

De salientar que esta é primeira vez que o Sporting ganhou fora nas competições europeias após estar em desvantagem ao intervalo.

A 2ª mão da oitava eliminatória  joga-se no próximo dia 22 de fevereiro em Alvalade pelas 18h00.

 

Cristiana Pina

Licenciada em Comunicação Social pela ESEV. Sou uma pinhelense de gema que adora futebol e toda a magia que lhe é inerente. Escrever é uma das minhas grandes paixões.

Deixe uma resposta