Serie A: a única das grandes ligas europeias com luta acesa pela liderança

Na Bundesliga, o Bayern Munique domina por completo, com 19 pontos a separá-lo do Borussia Dortmund; o Manchester City lidera a Premier League com 16 pontos de avanço sobre o United; em França, o PSG leva 12 sobre o Mónaco; e em Espanha o Barcelona assume confortavelmente a primeira posição, com o Atlético Madrid a 7 pontos. É em Itália que a luta pela liderança está mais renhida, sendo decidida a cada jornada e esta semana não foi diferente.

A Juventus jogou primeiro, numa partida com brilho de derby e saiu vitoriosa frente ao Torino, depois de um único golo de Alex Sandro. No entanto, o triunfo ficou manchado pela lesão do líder do ataque da Vecchia Signora: Gonzalo Higuaín saiu após cinco minutos do início da partida com uma lesão no tornozelo esquerdo.

Pressão, então, sobre o Napoli que não vacilou e, com uma vitória também pela margem mínima sobre o SPAL, assegurou a liderança do campeonato por mais uma semana. O golo solitário de Allan garantiu à formação napolitana a 9ª vitória consecutiva na liga, um recorde na história do clube.

As duas equipas continuam, assim, separadas por apenas um ponto no topo da tabela, algo que se regista há já 9 jornadas. O Napoli lidera, para já, com 66 pontos, com a Juventus logo atrás com 65, protagonizando uma das mais entusiasmantes batalhas no futebol europeu esta temporada. As duas equipas enfrentam-se em casa da Juventus no dia 22 de abril, numa partida que poderá, muito bem, decidir o próximo campeão italiano – título que não escapa à formação de Turim há 6 anos.

 

Francisca Tinoco

Aluna do segundo ano da licenciatura de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, amante do futebol e do desporto e sonhando em poder fazer do jornalismo desportivo a minha vida.

Deixe uma resposta