Algarve Cup: Portugal dá o pontapé de saída amanha frente à China

A região algarvia será até dia 7 de Março, o principal foco de atracção, da elite do futebol feminino mundial, ao receber a 25ª edição da Algarve Cup. A competição que fora criada em 1994, trará um novo colorido às regiões de Lagos, Faro, Albufeira, Vila Real de Santo António e Parchal. A selecção das quinas dá o pontapé de saída amanha às 15 horas frente à congénere chinesa.

A competição, é composta por três grupos com quatro formações sendo que, a equipa das quinas está inserida no Grupo A. O nível competitivo será de referência mundial até porque, a competição recebe 10 equipas que integram o “Top 20” do ranking FIFA.

Grupo A:
Portugal, China, Austrália e Noruega

No jogo inaugural, Portugal defronta a China que no ultimo encontro entre ambas as formações em 2015, as portuguesas venceram no desempate por penáltis na luta pelo do 11.º lugar da competição. No que concerne à Austrália, surge um novo encontro depois de, em 1996, o marcador ter registado um empate sem golos. Também em 1996, havíamos jogado com a Noruega, sendo que, a vitória, acabara por sorrir às nórdicas, com três golos sem resposta.

Historial: A China marca presença pela 22.ª vez e  contabiliza duas conquistas (1999 e 2002). A formação norueguesa só falhou uma prova e vai na sua 24.ª participação, alcançando  quatro triunfos no seu palmarés (19994, 1996, 1997 e 1998).

Grupo B
Coreia do Sul, Rússia, Canadá e Suécia

Historial: A Coreia estreia-se na Algarve Cup e ocupa o 14.º lugar no ranking FIFA, o que, para estreantes, trazem a experiência na bagagem. A Suécia, marca presença pela 24.ª vez, tendo vencido em  (1995, 2000 e 2009). As russas, ocupam a 25.ª posição do ranking FIFA, e já contam com quatro participações na Algarve Cup. O Canadá traz no seu historial, os louros da ultima conquista em 2016.

Grupo C
Dinamarca, Islândia, Japão e Holanda

O conjunto dinamarquês é totalista nas presenças na Algarve Cup e apesar de não conhecerem o sabor da vitória, foram finalistas por cinco vezes e são donas da 12ª posição do ranking FIFA. A Islândia regressa ao Algarve pela 14.ª edição e no seu palmares, o melhor que conseguiu, foi um 2.º lugar em 2011. A selecção da Holanda dispensa apresentações e traz consigo, o título de actuais campeãs da Europa. O Japão visita-nos pela 7.ª vez e em 2012 e 2014, fechou a competição no 2.º lugar. As nipónicas são as actuais nonas classificadas no ranking FIFA e tem no seu currículo, o título de campeãs do Mundo em 2011.

 

Tudo a postos !

Que inicie o espectáculo !!

Guilherme Freire Coelho

Alfacinha apaixonado pela vida e por futebol. Defendo-o como desporto, respeito-o pela vertente social e admiro-o como espectáculo. A bola, é mero instrumento para os "artistas" brilharem. Não escrevo sobre bola mas sim, sobre Futebol, sempre de forma transparente, com fair-play e....sem respeito pelo acordo ortográfico.....

Deixe uma resposta