Serie A: resumo da 26ª Jornada, um nevão de emoções

Este fim-de-semana, jogou-se mais uma jornada da Serie A, a 26ª ronda do campeonato 2017/18. Numa altura em que a luta pelo título encontra-se numa corrida a dois, disputada entre Nápoles e Juventus, e a 12 jornadas do fim, emoções não faltaram, nem deixaram de entrar em campo, em mais uma ronda de futebol.

Os primeiros encontros da série deste fim-de-semana foram Inter-Benevento e Bolonha-Génova. O Inter saiu , sem surpresa, vencedor do embate com o último classificado da Serie A (o Benevento soma apenas 10 pontos em 26 encontros) por 2-0 (golos de Skriniar e Ranocchia), naquela que foi somente a segunda vitória dos Nerazzurri para o campeonato em 2018.

O defesa Skriniar abriu caminho para a expectável vitória do Inter

Bolonha e Génova entraram em campo estando taco a taco na tabela classificativa com os mesmos pontos somados. Após um nulo no término da primeira parte, Mattia Destro fez a diferença ao apontar o primeiro tento aos 49 e a fazer o passe para Faletti fazer o 2-0 final.

Destro foi a grande figura do encontro com o Génova ao efetuar uma assistência e um golo

Já, num duelo entre aflitos, Crotone e SPAL proporcionaram um jogo com muita emoção até ao final, encontro do qual sairia o SPAL vencedor por 2-3. Indo para a segunda parte em vantagem, aos 60 minutos, o resultado encontrava-se em 1-3, e praticamente definido, com a formação da casa a conseguir apenas reduzir a diferença do marcador aos 86. O Crotone, num lugar acima da zona de descida, viu assim o SPAL reduzir a distância na tabela para apenas um ponto (17º e 18º classificados, respetivamente).

Surpresa na receção do Hellas Verona, outro dos aflitos da Serie A, ao Torino (atual 8º classificado) com a equipa de Verona a conquistar 3 valiosos pontos (apesar de se manter em zona de descida). Não tardou muito para o Hellas se adiantar no marcador (o primeiro tento surgiu aos 12 minutos), o Torino ainda reduziria aos 49 por Niang, mas Valoti bisou aos 77 para garantir que os três pontos ficavam em casa.

Valoti bisou e selou surpreendente (e importante) vitória frente ao Torino, que contribuiu para o Hellas Verona se manter na luta pela manutenção

O Sassuolo continua sem vencer (2 empates e 5 derrotas) desde que começou 2018 e viu-se derrotado em casa pela Lazio. O jogo foi para intervalo já com o marcador em 0-2 e na segunda parte, já com a equipa da casa com menos um jogador (por expulsão de Berardi), Milinkovic-Savic bisou no encontro e confirmou a ida dos três pontos para Roma.

Milinkovic-Savic foi o destaque da Lazio nesta jornada ao bisar frente ao Sassuolo. O médio sérvio, de 22 anos, que tem sido dos destaques da equipa na presente edição da Serie A.

Nesta ronda, e num importante passo na luta pela Europa, a Sampdoria recebeu e venceu a Udinese por 2-1. Indo para o intervalo em vantagem, fruto do tento de Silvestre, a confirmação da vitória surgiu aos 83 minutos por intermédio de Duván Zapata. A Udinese ainda viria a reduzir, curiosamente, com um auto-golo do defesa Silvestre.

O defesa Matías Silvestre, aqui a festejar o primeiro tento, viria a marcar na própria baliza

Por seu lado, a Fiorentina, algo afastada dos lugares europeus (9 pontos de distância para o primeiro lugar de acesso), recebeu e venceu o Chievo por 1-0. O tento madrugador, aos 6 minutos, de Cristiano Biraghi foi suficiente para garantir os três pontos para a formação Viola.

Um tento de Cristiano Biraghi foi suficiente para assegurar que os 3 pontos permanecessem em Florença

Num duelo entre dois históricos do futebol italiano, e no grande jogo da jornada, Roma e Milan encontraram-se no Olímpico de Roma com os Rossoneri a levarem os três pontos para Milão. O nulo só se viria a quebrar aos 48 minutos por intermédio de Cutrone e o resultado final definido por Davide Calabria (outro produto da cantera rossonera). Gennaro Gattuso a conseguir o Milan a uma série sem perder  (a última derrota foi na 18ª jornada) e a fomentar a luta pela Europa.

Patrick Cutrone, aqui a festejar com os adeptos, inaugurou o marcador e contribuiu para dar seguimento à boa fase da equipa sob o comando de Gennaro Gattuso

Destaque também para o Nápoles que continua imparável e goleou, fora de portas, o Cagliari por uns expressivos 0-5, no jogo que encerraria a 26ª jornada. A formação forasteira chegara ao intervalo a vencer por uns confortáveis 2-0 (Callejón aos 29 e Mertens aos 42) e na segunda parte dilatou a vantagem, num encontro com cinco marcadores diferentes, resultado dos tentos do capitão Hamsik (aos 61), Insigne (grande penalidade aos 72) e o português Mário Rui já nos 90 minutos.

O Nápoles continua imparável, e na liderança e, face ao adiamento do jogo da Juventus, tem uma vantagem de 4 pontos

Finalmente, e a merecer grande nota de destaque, a Juventus e Atalanta não conseguiram realizar o seu encontro respetivo a esta jornada devido a um forte nevão que se deu na cidade de Turim e que deixou totalmente coberto de branco o relvado do Allianz Stadium. Até ao momento, não há nova data para a realização da partida.

Era este o estado do Allianz Stadium e que impossibilitou o realizar do Juventus-Atalanta

Confira como se encontra, de momento, a tabela classificativa da Serie A:

 

*Nota: Nenhuma das imagens é da autoria de O Ambidestro e, como tal, todos os direitos ficam reservados aos autores originais

André Fernandes

Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA. Madeirense, adepto de futebol e da escrita, marcar golos na vida e chegar o mais longe possível é um dos meus objetivos.

Deixe uma resposta