Bundesliga: Schalke ascende ao segundo lugar e Bayern está mais próximo do título

A nove jornadas do final já se sabe quem será o campeão da Bundesliga. O Bayern de Munique, que leva 20 pontos de avanço sobre o Schalke 04, só ainda não recebeu o caneco porque matematicamente ainda é possível… apesar de todos saberem que já não é.

Na jornada 25, a equipa bávara deslocou-se ao terreno do Freiburg, e goleou a equipa da casa por 0-4. Thomas Muller, que marcou um golo e fez uma assistência, esteve em particular destaque. Como faltam apenas nove jornadas, o Bayern já pode ser campeão daqui a duas. Basta que vença o Hamburgo e o Leipzig, no dia 18/03, e que o Schalke faça no máximo quatro pontos.

No que diz respeito ao segundo lugar a disputa está acesa e esta jornada houve cambalhota no posicionamento. O Schalke 04 ascendeu ao segundo lugar da liga alemã,  ao triunfar por 1-0 na receção ao Hertha Berlim. O croata Marko Pjaca apontou, aos 32 minutos, o golo que deu a vitória ao Shalke 04 e que deixa a equipa na segunda posição com mais um ponto do que o Borussia Dortmund e o Eintracht Frankfurt.

O Eintracht Frankfurt também venceu nesta jornada. Derrotou por 1-0 o Hannover, com um golo de Danny da Costa (39 minutos), e mantém-se na luta pelo segundo lugar. Já o recém promovido Hannover 96 ocupa a 11.ª posição com 32 pontos.

O Borussia Dortmund, que até esteve a perder no terreno do RB Leipzig, conseguiu o empate, caiu uma posição e partilha agora o terceiro lugar com o Eintracht Frankfurt. O Leipzig abriu o marcador aos 29 minutos da primeira parte com um golo do francês Jean-Kevin Augustin. Porém, pouco depois, aos 38, Reus deixou tudo igual ao receber um passe de Mahmoud Dahoud e, cara a cara com Peter Gulacsi finalizou da melhor forma. O Leipzig contabiliza 39 pontos e ocupa a sexta posição da tabela, a última que dá acesso às competições europeias.

Nos lugares de descida, não se avista vida fácil tanto para o Hamburgo como para o FC Koln, que somam dezoito e dezassete pontos, respetivamente. O Mainz, com 25 pontos, completa o lote das três equipas que ocupam os lugares de descida, no entanto tem mais motivos para deixar os adeptos esperançosos. É que o Wolfsburg, equipa imediatamente acima à linha de descida, tem precisamente os mesmos pontos. O Werder Bremen, que respira com mais tranquilidade, soma 27 pontos, mas não se livra de estar numa posição muito vulnerável.

 

Se a luta pelo segundo lugar se vislumbra interessante, a disputa pela permanência também deixa muitas expectativas. Veremos o que as próximas jornadas reservam, nesta Liga que tem sido completamente dominada pela hegemonia do futebol do Bayern de Munique.

 

Ricardo Rocha Cruz

Confiante, resolvido consigo mesmo e ousado. Prazer, chamo-me Ricardo Cruz. Bem-vindos ao meu novo projeto. 

Deixe uma resposta