15 jovens promessas a seguir no Euro sub-19

15 jovens promessas a seguir no Euro sub-19

O Europeu da categoria sub-19 é um dos mais importantes certames de futebol de formação a nível europeu e mundial. Este ano, a Finlândia é a anfitriã e o campeão em título a Inglaterra, que já ganhou no seu encontro inaugural com a Turquia. Portugal integra o grupo A, com Itália, Noruega e Finlândia.

Sem Espanha, Holanda ou Alemanha por perto, a disputa do título caberá a Inglaterra, França, Itália ou Portugal, recheadas de potencial. Esta lista de 15 jogadores demonstra isso mesmo, com jogadores que já disputam grandes ligas e outros que espreitam uma oportunidade:

MALANG SARR- já é uma das certezas deste europeu. Apesar dos tenros 19 anos, foi titular indiscutível na defesa do Nice na época passada, ultrapassando a marca dos 50 jogos em competições nacionais e Liga Europa.
MALANG SARR-
já é uma das certezas deste europeu. Apesar dos tenros 19 anos, foi titular indiscutível na defesa do Nice na época passada, ultrapassando a marca dos 50 jogos em competições nacionais e Liga Europa.
MYZIANE MAOLIDA- Maolida faz uma dupla letal com Amine Gouiri com um total de 11 golos pelos sub-19, e curiosamente ambos pertencem ao Olympique Lyon. Mas ao contrário de Gouiri, Maolida fez 22 jogos (17 a suplente utilizado) pela equipa principal do sul de França, marcando três golos. Uma flecha em direção à baliza.
MYZIANE MAOLIDA-
Maolida faz uma dupla letal com Amine Gouiri com um total de 11 golos pelos sub-19, e curiosamente ambos pertencem ao Olympique Lyon. Mas ao contrário de Gouiri, Maolida fez 22 jogos (17 a suplente utilizado) pela equipa principal do sul de França, marcando três golos. Uma flecha em direção à baliza.
NICOLÓ ZANIOLO- Zaniolo é a peça mais adiantada do prodigioso meio-campo italiano. Este criativo de 19 anos transferiu-se este verão do Inter de Milão para o Roma por cinco milhões de euros. Marcou o primeiro golo italiano neste torneio.
NICOLÓ ZANIOLO-
Zaniolo é a peça mais adiantada do prodigioso meio-campo italiano. Este criativo de 19 anos transferiu-se este verão do Inter de Milão para o Roma por cinco milhões de euros. Marcou o primeiro golo italiano neste torneio.
SANDRO TONALI- Aos 18 anos de idade, já recai em Tonali muita expetativa dos adeptos do Brescia. O emblema da Serie B vê nele o herdeiro de Pirlo, e as semelhanças físicas e no estilo de jogo com a lenda italiana são inegáveis. Médio titular no clube e nos sub-19.
SANDRO TONALI-
Aos 18 anos de idade, já recai em Tonali muita expetativa dos adeptos do Brescia. O emblema da Serie B vê nele o herdeiro de Pirlo, e as semelhanças físicas e no estilo de jogo com a lenda italiana são inegáveis. Médio titular no clube e nos sub-19.
DIOGO COSTA- Guarda-redes mais valioso deste certame, começa a ganhar reputação no futebol português já que tem trabalhado várias vezes com o plantel principal do Porto. Diogo nasceu em 1999 mas a alta estatura e tranquilidade aparentam-no mais velho.
DIOGO COSTA-
Guarda-redes mais valioso deste certame, começa a ganhar reputação no futebol português já que tem trabalhado várias vezes com o plantel principal do Porto. Diogo nasceu em 1999 mas a alta estatura e tranquilidade aparentam-no mais velho.
FILIPPO MELEGONI- Capitão italiano, é a âncora do meio-campo. O jogador da Atalanta apresenta a personalidade de um líder, e a clarividência de um jogador mais velho. A sua afirmação no Azzurri não tardará.
FILIPPO MELEGONI-
Capitão italiano, é a âncora do meio-campo. O jogador da Atalanta apresenta a personalidade de um líder, e a clarividência de um jogador mais velho. A sua afirmação no Azzurri não tardará.
ERLING BRAUT HALAND- Haland pode ser uma grande surpresa deste europeu. Nascido em 2000 mas já com 1,91cm de altura, é forte fisicamente mas também tecnicista. Este ponta-de-lança já ganhou a titularidade no Molde da Noruega, despertando o interesse do Manchester United.
ERLING BRAUT HALAND-
Haland pode ser uma grande surpresa deste europeu. Nascido em 2000 mas já com 1,91cm de altura, é forte fisicamente mas também tecnicista. Este ponta-de-lança já ganhou a titularidade no Molde da Noruega, despertando o interesse do Manchester United.
BEN BRERETON- Em anteriores competições de seleções Brereton tem sido o marcador de serviço inglês, e não se prevê mudanças no Euro da Finlândia. Foi titular em mais de 50 jogos pelo Nottingham Forest da segunda divisão inglesa.
BEN BRERETON-
Em anteriores competições de seleções Brereton tem sido o marcador de serviço inglês, e não se prevê mudanças no Euro da Finlândia. Foi titular em mais de 50 jogos pelo Nottingham Forest da segunda divisão inglesa.
ABDULKADIR OMUR- faz lembrar um pequeno Ozil. De bola colada ao pé esquerdo e cabeça levantada, Omur procura sempre a melhor solução. O turco do Trabzonspor tem vindo a ser apontado a Benfica e Porto, mas a etiqueta de preço não será a mais agradável.
ABDULKADIR OMUR-
faz lembrar um pequeno Ozil. De bola colada ao pé esquerdo e cabeça levantada, Omur procura sempre a melhor solução. O turco do Trabzonspor tem vindo a ser apontado a Benfica e Porto, mas a etiqueta de preço não será a mais agradável.
FRANCISCO TRINCÃO- Sem grandes oportunidades pela mão de Abel, pode e deve reclamar uma oportunidade esta época no Braga. Foi um dos destaques da Ledman Liga Pro com seis golos e seis assistências, e muitos pormenores deliciosos. O extremo já leva dois golos no europeu.
FRANCISCO TRINCÃO-
Sem grandes oportunidades pela mão de Abel, pode e deve reclamar uma oportunidade esta época no Braga. Foi um dos destaques da Ledman Liga Pro com seis golos e seis assistências, e muitos pormenores deliciosos. O extremo já leva dois golos no europeu.
DUJON STERLING- Nome de craque, e potencial de craque: Sterling é um lateral direito formado no Chelsea e que irá rodar no Coventry na próxima época. Caracteriza-se pela rapidez e pelo apoio consistente ao ataque, funcionando quase que como um extremo.
DUJON STERLING- Nome de craque, e potencial de craque: Sterling é um lateral direito formado no Chelsea e que irá rodar no Coventry na próxima época. Caracteriza-se pela rapidez e pelo apoio consistente ao ataque, funcionando quase que como um extremo.
RAFIK GUITANE- O baixinho é a última das pérolas da formação do Le Havre, que o vendeu ao Rennes por oito milhões de euros no verão passado. Guitane é um médio ofensivo muito tecnicista e imprevisível sendo, no entanto, frágil no aspeto físico.
RAFIK GUITANE-
O baixinho é a última das pérolas da formação do Le Havre, que o vendeu ao Rennes por oito milhões de euros no verão passado. Guitane é um médio ofensivo muito tecnicista e imprevisível sendo, no entanto, frágil no aspeto físico.
GIANLUCA SCAMACCA- foi uma sensação da internet demasiado cedo e já passou por vários clubes como PSV ou Roma apesar dos 19 anos. Discreto na passagem pelo Cremonese por empréstimo do Sassuolo, mas na seleção italiana tem demonstrado uma veia goleadora incrível (cinco golos em quatro jogos).
GIANLUCA SCAMACCA-
foi uma sensação da internet demasiado cedo e já passou por vários clubes como PSV ou Roma apesar dos 19 anos. Discreto na passagem pelo Cremonese por empréstimo do Sassuolo, mas na seleção italiana tem demonstrado uma veia goleadora incrível (cinco golos em quatro jogos).
MICKAEL CUISANCE- Box-to-box trabalhador de apenas 19 anos. Foi opção regular de Hecking no Borussia Monchengladbach e é uma das peças-chave da França sub-19. Sem descurar o trabalho defensivo, Cuisance insiste em rematar quando tem uma janela de oportunidade.
MICKAEL CUISANCE-
Box-to-box trabalhador de apenas 19 anos. Foi opção regular de Hecking no Borussia Monchengladbach e é uma das peças-chave da França sub-19. Sem descurar o trabalho defensivo, Cuisance insiste em rematar quando tem uma janela de oportunidade.
MOISE KEAN- é um avançado explosivo, pertencente à Juventus, que se tornou o primeiro jogador nascido em 2000 a jogar na Liga dos Campeões. Na segunda metade da última época marcou cinco golos no empréstimo em Verona.
MOISE KEAN-
é um avançado explosivo, pertencente à Juventus, que se tornou o primeiro jogador nascido em 2000 a jogar na Liga dos Campeões. Na segunda metade da última época marcou cinco golos no empréstimo em Verona.

David Silva

Contar a minha história é falar de futebol. Primeiro, a paixão. Depois, a prática. Em seguida, uma deslocação de 71km entre a Lourinhã e a NOVA/FCSH, onde concluí o curso de Ciências da Comunicação, em 2019. Pelo meio, nove meses de estágio memoráveis no Canal 11, na Cidade do Futebol. E por fim, a paixão. Sempre.

Deixe uma resposta