Ronaldinho Gaúcho jogava bonito!

Ficha do Jogador:

Nome: Ronaldo de Assis Moreira

Nascimento: 21/03/1980

Local: Porto Alegre, Brasil

Altura: 1.80m

Peso: 77kg

Clubes: Grémio, PSG, Barcelona, AC Milan, Flamengo, Atlético Mineiro, Quéretaro e Fluminense.


 

Hoje na rubrica “Lembra-se de?” falamos de Ronaldino Gaúcho, o ídolo da geração de 2000. Ronaldinho Gaúcho enche-nos de boas memórias, especialmente de bom futebol, drible, qualidade de passe, carisma e o que o destaca de qualquer outro futebolista: o futebol espétaculo, único e ímpar no futebol.

Grémio

Ronaldinho entrou nas escolas do Grémio aos 7 anos de idade, desde cedo se viu o potencial e habilidade que nunca no clube se tinha visto num jovem jogador, de tão tenra idade.

Aos 9 anos, o seu pai faleceu tendo o irmão Assis sido uma figura paternal, desde muito jovem até aos dias de hoje.

Ronaldinho estreou-se no Grémio com 17 anos, e foi no ano de 1999 que jogou pela primeira vez na “Canarinha”. Fez uma enorme exibição no final do Campeonato Gaúcho, contra o Internacional de Porto Alegre. Nos 3 anos que jogou no Grémio, a equipa venceu 2 campeonatos Gaúchos e 1 Copa do Brasil. 

Ronaldinho foi ainda o Jogador Revelação e  melhor marcador do Campeonato Gaúcho de 1999 

Pelo Grémio marcou 33 golos em 83 jogos.

PSG

Após as suas prestações quer pela seleção brasileira, quer no Brasileirão pelo Grémio, o interesse de grandes clubes europeus surgiu, tendo sido no PSG que Ronaldinho deu os primeiros passos no futebol europeu.

Foi no PSG que Ronaldinho Gaúcho entrou numa promissora equipa francesa, onde fez uma grande dupla de ataque com Jay-Jay Okocha, o negeriano que possivelmente, foi um dos mentores de Ronaldinho, pelas fintas e dribles que utilizava no jogo.

Apesar da equipa de qualidade,  o PSG terminou em 11º lugar na Ligue 1 na temporada 2002/03, sendo o fim de ciclo de Ronaldinho no clube.

No PSG Ronaldinho marcou 35 golos em 77 jogos. 

Fenómeno viral

Para os “millennials” o jogador mais carismático e conhecido, para além da já “desgastada” comparação CR7 vs Messi, Ronaldinho foi um fenómeno de uma nova geração com  Playstation e Internet.

  

No pico de carreira de Ronaldinho, em 2005, surgiu o Youtube em que a “Nike” sendo sua patrocinadora, aproveitou o “astro” Brasileiro, para promover o programa apresentado por Eric Cantona, o “Joga Bonito”, tendo sido capa de jogos de playstation como o FIFA por vários anos seguidos, começando assim o seu legado.

Barcelona

Na temporada de 2003/04 o brasileiro chega a Barcelona, com o estatuto de estrela, porém nada fazia prever o sucesso que Ronaldinho teve no Barcelona de Rijkaard.

A equipa catalã vinha de 4 temporadas sem vencer e com uma situação financeira complicada. Com a entrada do brasileiro na equipa um novo folgo agraciou a equipa Blaugrana.

Jogo da Carreira: Real Madrid 0 3 Barcelona 2005/06

Em pleno Santiago Bernabéu, contra os galáticos de Zidane, Ronaldo, Figo, Raul e companhia, a equipa de Ronaldinho Gaúcho entrou num jogo que se esperava um “inferno”, porém o brasileiro acabou com as esperanças merengues.

Com um golo de Eto´o na primeira parte e dois na segunda parte de Ronadlinho Gaúcho, tendo sido uma exibição de luxo de puro “craque”.

Foi a exibição da  carreira, quando um jogador Barcelona é aplaudido pelos adeptos do R.Madrid, é muito significativo do respeito e admiração que Ronaldinho Gaúcho impunha onde jogava.

Champions League 2005/06

A 17 de Maio de 2006, no Stade de France, o Barcelona vs Arsenal foi um verdadeiro “duelo”, entre Henry e Ronaldinho, para o pódio da Bola de Ouro e também pelo marco na carreira de cada um.

O Arsenal “invicto” de 2005 entrou em campo muito forte, tendo marcado logo ao minuto 37, por Cambpell, fez o 1-0 para os “Gunners”, apesar de estar a jogar com menos um,  desde minuto 18.

A reviravolta surgiu na segunda parte, com o Arsenal a acusar o cansaço de ter menos um homem, Samuel Eto´o empata ao min 76, fazendo o 1-1 para os “Blaugrana”, o 2-1 surge pouco depois, com uma jogada lateral com finalização do heroi improvável, Belletti.

Barcelona vencia a sua segunda Champions da história do clube. 

Saída

Ronaldinho Gaúcho, acabou por sair do clube no verão de 2008, tendo perdido alguma da sua forma física e era acusado pela direção por presenças em discotecas e de ser um jogador “boémio”, porém a sua qualidade e o que deu ao Barcelona nos 5 anos que representou o clube era incontestável.

Venceu 2 campeonatos 2004/05 e 2005/06, 2 supertaças e 1 Liga dos Campeões 2005/06

Venceu prémio melhor do mundo FIFA em 2004 e 2005

FIFA team of the year : 2005, 2006 e 2007

Melhor avançado UEFA: 2005/06

Jogou 207 partidas e marcou 94 golos

 

AC Milan 

Após uma tranferência de 25 milhões de euros, Ronaldinho segue com sua magia para o futebol italiano, onde faz brilhantes exibições e ajuda o Ac Milan a conquistar a Serie A 2010/11.

Com o 80 na camisola, data de nascimento (1980), o antigo “10” e Barcelona junta-se a Pirlo, Beckham e Gattuso, para duas temporadas e meia de tentativa de colocar fim ao penta do Inter de Mourinho.

Sai em janeiro de 2011, para o Flamengo, tendo ainda contribuido para a conquista do campeonato italiano de 2010/11.

Realizou:  116 jogos e marcou 29 golos 

Regresso ao Brasil, no Flamengo e Atlético Mineiro

No Flamengo, o brasileiro conquistou ainda o Campeonato Carioca 2011, ao serviço do Flamengo que sendo um gigante no futebol brasileiro, mostrou novamente que nao estava acabado para o futebol.

De 2012 até 2014, Ronaldinho Gaúcho representou o Atlético Mineiro, de Minas Gerais onde venceu dois campeonatos mineiros e a sonhada Libertadores de 2013.

Venceu prémio Rei da América 2013, melhor jogador da Libertadores.

 

Ronaldinho Gaúcho ainda teve uma breve aventura pelo Quéretaro do México e Fluminense, onde terminou a carreira aos 35 anos.

 

Seleção Brasileira 

Ronaldinho estreou-se pela seleção em competições internacionais, num jogo contra Venezuela, onde marcou um golo.

Foi vencedor da Copa América 1999. Ronaldinho Gaúcho estreou-se em competições oficiais de seleções em 1999, no Paraguai.

Numa seleção com nomes como Ronaldo, Rivaldo, Dida, Roberto Carlos e Ronaldinho, o Brasil venceu o uruguai, numa final em Assunção, por 3-0 o Uruguai, que sem hipótese sai derrotado da final.

Ronaldinho Gaúcho jogou 4 partidas e marcou 1 golo.

 

 

Mundial 2002: A Conquista do Penta

Apesar das críticas, Scolari levou Ronaldinho Gaúcho, para o Japão onde fez um trio atacante com Ronaldo e Rivaldo.

O jogo marcante foi contra a Inglaterra, onde marcou um golo impressionante de livre direto, em que teleguiou a bola para o canto esquerdo da baliza.

O Brasil vence o Mundial, tornando Ronaldinho Gaúcho um precoce campeão mundial com apenas 22 anos de idade.

Ronaldinho jogou 5 jogos e marcou 2 golos nesse mundial.

Jogou 3 Taças Confederações, tendo vencido em 2005, numa final contra a Argentina, 4-1 

Mundial 2006

Apesar do plantel que a Canarinha dispunha e o facto de ser a seleçao campeã em título, o Brasil de 2006 acusou a “pressão” do favoritissimo!

O brasil começou demolidor na fase de grupos, porém a seleção tinha uma enorme descrepância de qualidade entre as opções atacantes e defensivas.

Com jogadores como Robinho, Fenómeno, Ronaldinho, Káká e Adriano, o Brasil caiu aos pés da França de Zidane nos quartos de Final do mundial.

Ronaldinho fez os 5 jogos do Brasil, sem qualquer golo marcado.

Foi o Adeus de Ronaldinho à canarinha em competições oficiais.

Miguel Matos

Fan de futebol desde míudo, coleccionador de cromos e cadernetas, gosto especial pela história do futebol. Adepto do Benfica, Inter de Milão, Arsenal e River Plate.

Deixe uma resposta