Tiago Dantas, o maestro do Seixal que Guardiola tentou

Nome: Tiago Filipe Oliveira Dantas

Data de nascimento: 24-12-2000

Altura: 169cm

Peso: 58kg

Posição: Médio Ofensivo

Número: 86

Clubes: Benfica

É uma das mais jovens promessas da cantera do Seixal. Esperança para o futuro,  assume-se cada vez mais como um importante ativo no presente. O seu nome é Tiago Dantas e, com o número 86 nas costas, tem encantado quem o vê jogar; tanto que, na última janela de transferências, Guardiola o quis levar para Manchester. Mas Tiago Dantas renovou recentemente e é de Águia ao peito que continuará a preencher o meio campo dos estádios por onde passar nos próximos anos.

Tiago Dantas não conhece outro clube que não o Benfica. O Seixal é a sua casa há já largos anos e aí tem feito toda a sua formação, subindo a pulso nos escalões. Atualmente, o jovem centro-campista joga na equipa B. Mas o que torna este jovem tão especial e alvo de recente cobiça dos grandes tubarões europeus?

Tiago Dantas leva esta época 20 partidas disputadas e dois golos na equipa B

O médio está já há muito sinalizado e é visto como um jogador que, mais tarde ou mais cedo, e assim como outros casos, seguirá para a equipa principal encarnada. Jogou até há bem pouco tempo ao lado de João Félix, Florentino e Jota (que já subiram à equipa A das águias). E foi também recentemente orientado por Bruno Lage, antes do treinador português ser promovido para o plantel principal do Benfica.

É no centro do terreno que atua, tal coração ou sala de máquinas da equipa. Qualidade de passe e recepção, visão de jogo e velocidade são algumas das suas características. Com 18 anos acabados de fazer, joga com uma maturidade notável e imprime no jogo uma segurança e controlo que lhe dão um lugar de destaque nos “bês”.

Na equipa secundária do Benfica, Tiago Dantas é titular e leva esta época 20 jogos disputados, tendo festejado dois momentos de eficácia. Na UEFA Youth League, somou um total de 438 minutos, repartidos por seis jogos. Aí apontou dois golos, num total de cinco remates.

Com a recente renovação de contrato até 2023, é esperado que Dantas chegue em breve à equipa principal dos encarnados. De facto, o Benfica de Bruno Lage está a seguir a política por Luís Filipe Viera prometida: a aposta em jovens jogadores do Seixal no plantel principal. Apesar do interesse de várias equipas europeias, entre as quais se destaca o Manchester City, o Benfica conseguiu segurar uma das mais valiosas pérolas da sua cantera. Atualmente no Benfica B, o horizonte próximo do jovem cruza-se, sem dúvida, com a equipa principal das Águias.

“Acreditem: os reforços estão no Seixal”, declarou o Presidente dos encarnados há bem pouco tempo. Pois bem, entre eles, Tiago Dantas vai deixando no campo a mensagem de que está pronto para a desejada promoção.

Rui Casanova

Sou natural de Portalegre e resido em Lisboa, onde estudo Ciências da Comunicação na NOVA-FCSH. O Futebol está no sangue da minha família desde sempre e materializo a paixão pelo desporto rei através da escrita.

Deixe uma resposta