Ranking UEFA: vitória encarnada coloca Portugal mais perto da Rússia

Depois da fase de grupos, a primeira jornada europeia de 2019 podia ter sido melhor, mas mesmo assim permitiu a Portugal reduzir a distância para a Rússia, no Ranking UEFA. O triunfo do Benfica na Turquia foi o grande responsável por essa recuperação face à nação de leste, sexta classificada.

Fora a vitória encarnada, as derrotas de FC Porto e Sporting, ante Roma e Villarreal, respetivamente, completam a campanha portuguesa desta semana que, mesmo tendo duas derrotas, conseguiu aproximar-se do quinto posto.

Do lado dos russos, que já só têm duas equipas em prova, o Krasnodar não foi além de um empate com o tiveram Bayer Leverkusen (0-0) e o Zenit foi derrotado no reduto do Fenerbahçe (1-0).

Contas finais, Portugal reduziu a distância de 3.884 pontos para 3.650.

No sentido inverso, a Bélgica acabou por se aproximar do nosso sétimo lugar. Os belgas reduziram de 6.532 para 6.332 dos pontos de distância, fruto da vitória do Club Brugge ante o Salzburgo (2-1) e do empate do Genk em Praga, ante o Slavia (0-0).

Um aspeto importante a reter é que, nesta altura da época, nas provas europeias, Portugal tem possibilidade de pontuar e dividir o aglomerado por um número menor do que os russos. Isto é, enquanto os lusos somam os pontos de FC Porto, Benfica e Sporting e os dividem por cinco, os russos somam os de Zenit e Krasnodar e dividem por seis. Assim, é provável que Portugal se aproxime cada vez mais da Rússia. E quanto melhores foram as prestações dos três grandes em prova, mais evidente será essa aproximação.

Ricardo Oliveira

Oriundo da mesma terra do melhor jogador do mundo, a paixão pelo futebol não podia ser maior. Licenciado em Ciências da Comunicação na FCSH, gosta de escrever e está sempre de braços abertos a novos projetos.

Deixe uma resposta