Quem te viu e quem te vê: Fito Rinaudo

Na rubrica “Quem te viu e quem te vê” desta semana falamos-lhe de Fito Rinaudo, médio de 31 anos,  que passou pelo Sporting entre 2011 e 2014.

Fabián Andrés Rinaudo, natural da Argentina, chegou ao Sporting em 2011 proveniente do Gimnasia La Plata, da Argentina. Equipa onde fez toda a sua formação, e onde regressou mais tarde. A transferência custou aos cofres leoninos cerca de 2,5 milhões de euros.

Médio possante, fazia da garra e do porte físico as suas principais armas. Jogador muito amado pelas bancadas de Alvalade rapidamente conquistou um lugar no onze leonino. A época de estreia de leão ao peito não foi muito feliz, já que foi bastante assolado pelas lesões, tendo realizado apenas 18 partidas.

Fito Rinaudo fez parte do lote de capitães do Sporting na temporada 12/13

Na segunda temporada foi incluído no lote de capitães leoninos, e foi nesta condição que realizou a melhor época de leão ao peito. Assumiu-se como um dos titulares indiscutíveis da equipa, onde realizou trinta jogos e apontou um golo.

Como todos sabem a época de 2012/ 13 foi a pior época da história do Sporting no campeonato português, onde a equipa leonina não foi além de um misero sétimo lugar. Na época seguinte o plantel sofreu uma verdadeira revolução e Fito Rinaudo passou de titular… a dispensável.

Recordo que foi nessa altura em que Bruno de Carvalho foi nomeado presidente do clube, tendo apostado em Leonardo Jardim para  o comando técnico. O atual treinador do Mónaco  decidiu apostar em jogadores da formação como William Carvalho e Adrien Silva, deixando o internacional argentino sem lugar no plantel.

Assim, no inicio da temporada 13/ 14, Fito Rinaudo segue por empréstimo para o Catania, da serie B Italiana. Aqui o médio realizou uma época a um bom nível, o que leva o clube da cidade de Catania, a acionar a cláusula de compra situada nos três milhões  de euros.

Na segunda temporada de Catania ao peito, o médio realizou 33 jogos e apontou dois golos. Após realizar uma boa época, e contra todas as expetativas, o médio regressa à Argentina por empréstimo para representar o Gimnasio, clube onde foi formado. Aí permaneceu depois a titulo definitivo até dezembro de 2018.

Pelo Gimnasia Plata, Rinaudo alinhou 156 vezes

 

Durante as três temporadas que teve no Gimnasio La Plata realizou 85 jogos e saiu no passado mês de dezembro para o Rosário Central, da Liga Argentina. Numa despedida emocionada daquele que declara “o clube da sua vida”, Fito Rinaudo saiu para poder dar lugar aos mais novos.

 

Ao serviço do Rosário Central, Fito Rinaudo, agora com 31 anos, já disputou 12 jogos e cerca de 828 minutos.Ao longo da sua carreira, o médio regista cinco jogos pela seleção argentina, todos elas em 2011.

Cristiana Pina

Licenciada em Comunicação Social pela ESEV. Sou uma pinhelense de gema que adora futebol e toda a magia que lhe é inerente. Escrever é uma das minhas grandes paixões.

Deixe uma resposta