Thierry Correia, o futuro da defesa dos Leões

Nome: Thierry Rendall Correia Resultado de imagem para thierry correia

Data de nascimento: 1999-03-09

Altura: 176cm

Peso: 68kg

Posição: Defesa Direito/Defesa Esquerdo

Número: 95

Clubes: Damaiense, Sporting Clube de Portugal

Natural da Amadora, Thierry Correia começou a jogar futebol no Damaiense. Chegou a Alcochete em 2009/2010 e, desde então, tem feito toda a formação no clube leonino. Foi Campeão nos juvenis e nos júniores. Foi Campeão Europeu pelos Sub-17 portugueses em 2016 e pelos Sub-19 em 2018. Thierry Correia é hoje, aos 20 anos, uma das principais promessas do Sporting Clube de Portugal.

Thierry soma duas partidas pela equipa principal do Sporting esta época, ambas na Liga Europa

Atualmente, o defesa atua na equipa Sub-23 dos Leões mas foi já por duas ocasiões chamado por Marcel Keizer para o plantel principal. A estreia pela equipa A do Sporting ocorreu em novembro de 2018, na vitória por 6-1 no terreno do Qarabağ. “Quando entrei em campo contra o Qarabağ pensei: ‘estou a jogar na equipa principal do Sporting. Isto não é possível!’ Foi um motivo de orgulho para mim, para os meus amigos e familiares. Foi um momento muito importante para mim.” Pouco depois, Marcel Keizer lançou de novo o defesa na vitória caseira por 3-0 sobre o Vorskla.

Na formação, Thierry Correia começou por jogar como médio e depois como extremo. Finalmente, encontrou o seu habitat natural nas laterais mais defensivas do terreno. Tem o sonho de ser campeão no Sporting “desde miúdo”: “A minha avó dizia-me que o Sporting só seria campeão quando jogasse lá”. Conhecido pela velocidade a agressividade defensiva, o jovem prepara-se para, no futuro, ser dono e senhor das asas leoninas. Renovou recentemente com o clube de Alvalade até 2022 e frisou que se sente “um atleta de futuro no Sporting”.

Um dos pontos altos da, ainda que curta, já bastante titulada, carreira do atleta, foi sem dúvida a conquista do Campeonato da Europa Sub-19. Titular indiscutível na prova, Thierry participou em todas as cinco partidas da equipa portuguesa, somando um total de 480 minutos.

O jogador em ação na final do Europeu Sub-19 frente à Itália. Portugal venceu o jogo por 4-3 após prolongamento

Com 21 jogos disputados e um golo apontado ao serviço dos Sub-23 leoninos esta época, o jovem lateral luso está cada vez mais perto de integrar definitivamente o plantel principal de Alvalade. A saída de Bruno Gaspar, atual dono da posição de defesa-direito, é cada vez mais falada e pode abrir a porta à entrada de Thierry na equipa. Os dirigentes leoninos confiam no potencial do atleta e o “salto” pode mesmo estar para breve.

Rui Casanova

Sou natural de Portalegre e resido em Lisboa, onde estudo Ciências da Comunicação na NOVA-FCSH. O Futebol está no sangue da minha família desde sempre e materializo a paixão pelo desporto rei através da escrita.

Deixe uma resposta