UEFA pretende fazer alterações na Liga dos Campeões: Grupos de quatro podem passar para oito

A UEFA e a Associação Europeia de Clubes (ECA) estão a estudar uma grande alteração na Liga dos Campeões até 2024 – ano em que termina o atual acordo entre ambas as partes.

Segundo o diário “Wall Street Journal” a principal proposta colocada em cima da mesa mudará a Champions League como sempre a conhecemos. A reunião entre a ECA e a UEFA está marcada para esta terça-feira.

Mas em que consiste a grande alteração? Ora o objetivo das duas partes é manter o formato atual com 32 equipas, mas com uma pequena grande alteração. Em vez de termos oito grupos com quatro equipas cada, a competição passaria a ter apenas quatro grupos, cada um com oito equipas.

Esta alteração no formato dos grupos levaria a que cada equipa fizesse um total de 14 jogos (sete fora e sete em casa). Para além disto, no final de cada temporada quatro clubes seriam despromovidos da competição, sendo consequentemente substituídos por outros quatro.

Outra alteração radical seria a passagem dos encontros das terças e quartas-feiras para os fins-de-semana. É aqui que a organização deverá receber uma forte contestação por parte dos clubes, visto que como disse  Richard Scudmore – Liga Inglesa – “Ninguém vai abdicar de fins de semana.

Apesar da contestação quanto ao tópico dos dias, os principais clubes europeus parecem estar a apoiar este movimento, mesmo tendo em conta os grandes contratos televisivos domésticos que certas formações detêm. De tal modo que até já há quem pressione a UEFA para avançar com tais alterações até ao ano de 2021

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.

Deixe uma resposta