Zaniolo, o médio prodígio do futebol italiano

Nome: Nicolò Zaniolo

Data de nascimento: 2 de Julho de 1999

Altura: 1,90m

Posição: médio-atacante

Nacionalidade: Italiana

Pé preferencial: esquerdo

Clube: Roma


Nicolò Zaniolo é uma das grandes promessas do futebol italiano.  Aos 19 anos é titular na AS Roma, o que motivou uma convocatória à seleção Azzurri, tendo-se estreado no passado dia 23 de março, num jogo de qualificação para o Euro2020.

Natural da cidade de Massa, nasceu a dois de julho de 1999. Fez grande parte da sua formação nas camadas jovens Fiorentina, onde esteve até aos 16 anos. Na temporada de 2016/17 ingressou no Vertis Entella, da Serie B Italiana. Apesar da idade de junior, Zaniolo fez parte do plantel principal, e estreou-se na segunda divisão italiana frente ao Benevento. A boa época despertou a atenção dos responsáveis do Inter de Milão, com quem assinou na época seguinte. No Internazionale, o médio disputou apenas seis partidas pela equipa da formação nerazzurri, e não teve qualquer oportunidade na equipa sénior.

Chegou à Roma no inicio desta temporada envolvido na transferência do médio belga Nainggolan para o Inter de Milão. A transferência rondou os 4,5 milhões de euros.

Antes de brilhar na AS Roma, Nicolò Zaniolo foi um dos principais responsáveis pelo fantástico percurso da Itália no Europeu de sub-19, onde os italianos foram finalistas vencidos, numa final ganha por Portugal.

O começo na equipa da capital italiana não foi fácil, mas aos poucos foi conquistando todos com o seu talento. Estreou-se com a camisola de “La Maggica”, na vitória da AS Roma frente ao Real Madrid, num jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A estreia na Serie A ocorreu pouco depois frente ao Frosinone.

Em época de estreia na Serie A, o médio leva já 19 jogos e três golos. Em toda a época Zaniolo já disputou 28 jogos pela equipa de Di Frascesco, e um total de cinco golos marcados. O jogo mais memorável da sua curta carreira foi a partida da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões com o FC Porto, onde o jovem internacional apontou os dois golos da vitória da Roma.

Nicolò Zaniolo é um médio defensivo, muito forte fisicamente e dotado de uma técnica que lhe permite jogar “bem” com os dois pés. Versátil, pode jogar como médio centro, mas com Di Francesco tem atuado  como médio mais criativo atrás dos avançados, no entanto pode atuar em posições ainda mais adiantadas.

As excelentes performances já despertaram atenção dos grandes tubarões europeus como Juventus, Chelsea, Real Madrid ou Barcelona. Porém, a AS Roma já demonstrou interesse em renovar contrato com a sua pérola. A sua qualidade inegável já levou a imprensa a compará-lo com Frank Lampard ou Steven Gerrard, médios que marcaram uma geração de jogadores.

Cristiana Pina

Licenciada em Comunicação Social pela ESEV. Sou uma pinhelense de gema que adora futebol e toda a magia que lhe é inerente. Escrever é uma das minhas grandes paixões.

Deixe uma resposta