Carel Eiting, a promessa que perdeu o comboio de Erik ten Hag

Nome: Carel Eiting

Data de nascimento: 11 de fevereiro de 1998

Altura: 179cm

Posição: médio defensivo

Nacionalidade: holandesa

Pé preferencial: esquerdo

Clube: AFC Ajax

 

A jovem equipa que o Ajax promoveu na Liga dos Campeões da época passada deslumbrou todo o mundo do futebol. O futebol atraente dos pupilos de Erik ten Hag levou-os às meias-finais da maior competição de clubes europeia, mas também atraiu o interesse dos “tubarões” do futebol, que prometem deixar milhões nos cofres do clube de Amesterdão. Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, David Neres, Hakim Ziyech ou André Onana foram os

Eiting frente ao Sturm Graz Fonte: sportskeeda.com

símbolos de uma equipa marcante, e todos eles parecem estar próximos de deixar a Holanda. No entanto, há um jovem jogador que acompanhou todos os que já foram referidos durante as camadas jovens, e até se estreou primeiro que muitos deles.

Carel Eiting tinha 16 anos, quando começou a jogar nos juniores do Ajax. Impressionava pela sua qualidade de passe, pela sua visão de jogo e pela capacidade de sair facilmente de espaços apertados. Ainda com essa idade, estreou-se na UEFA Youth League, frente ao Barcelona juntamente com Donny van de Beek ou com o azarado Abdelhak Nouri. Foi campeão de juniores três anos consecutivos, entre 2015 e 2017, juntamente com Matthijs de Ligt, Noussair Mazraoui, Justin Kluivert (agora na Roma), Kasper Dolberg e Donny van de Beek, formando com eles uma geração de ouro da equipa holandesa.

 

Em 2016, com apenas 18 anos, estreou-se na equipa sénior do Ajax num encontro para a Taça Holandesa, e, em 2017/18, já com 19 anos, Carel Eiting disputava o lugar na equipa sénior com Lasse Schone. Este foi também o ano em que fez a sua estreia no campeonato. Ainda jogou alguns jogos na equipa ‘B’ do Ajax (Jong Ajax) que venceu a Segunda Liga Holandesa.

Eiting continuou a jogar e a impressionar enquanto alguns treinadores passavam pelo comando da equipa. Mas com Erik ten Hag as coisas mudaram. No início da época transata, Carel Eiting foi titular no jogo da terceira pré-eliminatória frente ao Sturm Graz, e impressionou, mais até que o reforço milionário do Barcelona, Frenkie de

Carel Eiting é internacional sub-21
Fonte: futebolholandes.com.br

Jong. Eiting dividia o meio-campo com Lasse Schone e com Donny van de Beek, e com eles conseguiu a qualificação para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões, deixando para trás os austríacos e o AEK de Atenas. Mesmo internamente, no campeoanto, Eiting era titular indiscutível na equipa, mas o azar bateu-lhe à porta: lesionou-se gravemente no joelho no encontro da Taça Holandesa que o afastou durante quase toda a época da competição.

Assim, o jovem viu o seu futuro travado por uma lesão. Não fez parte da sensacional campanha do Ajax na Liga dos Campeões, nem esteve presente nos jogos decisivos do ano passado, nos quais o Ajax venceu a Liga e Taça Holandesa. Este ano tem outra oportunidade para se demonstrar à altura do desafio. Não há dúvidas que qualidade não lhe falta, resta saber se a lesão não lhe tirou um ano de competição importante para o seu desenvolvimento.

Fonte da imagem de destaque: fminside.net

Deixe uma resposta