Portugal vence Arménia e está nas meias-finais do Europeu Sub-19

Portugal venceu a Arménia por x no terceiro e último jogo da fase de grupos do Europeu Sub-19 de Futebol masculino. Os jovens portugueses garantiram assim o 1º lugar do grupo e a consequente passagem às meias-finais da competição.

Apesar de bastar o empate para Portugal passar, os jovens lusitanos assumiram desde cedo que o seu desejo era passar no primeiro lugar do grupo. Para que tal acontecesse, teriam sempre que fazer melhor resultado que a Espanha – com quem partilhavam à entrada do jogo a liderança do grupo. Caso os espanhóis empatassem teríamos de vencer, caso vencessem, teríamos de vencer por mais golos. Os espanhóis jogavam contra o 3º classificado, a Itália, e caso perdessem dizem mesmo o adeus ao Euro Sub-19.

Esse primeiro lugar garantia que os portugueses “fugiam” ao primeiro classificado do outro grupo, a França, que já tinha esse lugar garantido mesmo com um jogo em falta e foi mesmo isso que aconteceu.

À passagem do minuto 32, Fábio Vieira – jogador do FC Porto – foi carregado em falta pelo defesa arménio Alaverdyan dentro da área e foi assinalada grande penalidade para Portugal. O também médio dos dragões Vítor Ferreira foi chamado a bater e não perdoou fazendo o primeiro golo da partida.

A vantagem mínima parecia não chegar aos jovens lusitanos e cedo ampliaram o marcador na segunda parte. AO minuto 50, mais uma jogada com os jovens dragões em destaque. Vítor Ferreira fez o primeiro remate e numa jogada de insistência o seu colega, João Mário, rematou em arco para o fundo da baliza arménia.

Como não há dois sem três, Portugal chegou mesmo ao 3-0. João Mário combinou com Rodrigo Fernandes na ala esquerda, cruzou para o poste contrário e Tiago Gouveia – jogador do Benfica acabado de entrar na partida – cabeceou para o fundo das redes.

Antes do jogo terminar Portugal chegou ao 4-o por intermédio de Tiago Gouveia novamente. Numa jogada individual o extremo rematou de fora da área e bateu Melkonyan. Que momento para terminar o encontro.

A dependência de resultados entre Espanha e Portugal não afetou nenhuma das partes. Contudo e apesar deste cenário da necessidade de obter melhor resultado que os portugueses, a Espanha não fez o seu trabalho e acabou mesmo por vencer a Itália por 2-1. A vitória pela vantagem mínima não chegou aos espanhóis para alcançar o primeiro lugar e irão jogar contra a França na miea-final.

Agora, Portugal terá que esperar para saber quem será o seu adversário na meia-final do Europeu. Os terceiros e últimos jogos do segundo grupo jogam-se este domingo e era difícil estar mais em aberto. Fora o primeiro lugar já garantido pela França, qualquer uma das outras três Seleções pode ainda passar à próxima fase. Isto porque a Seleção da Noruega – que joga contra a França – está em 2º lugar com dois pontos, enquanto que a República Checa e a Irlanda ocupam os dois últimos lugares com um ponto cada e irão jogar entre si. Assim, qualquer uma das três pode ainda garantir a passagem às meias-finais.

Portugal estará atento para ver quem será o seu adversário. As meias-finais jogam-se esta quarta-feira e a hora está ainda por determinar.

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.

Deixe uma resposta