Dani Olmo, o craque que fugiu de ‘La Masia’

uefa.com

Nome: Daniel Olmo Carvajal

Data de nascimento: 7 de maio de 1998

Altura: 179cm

Posição: médio ofensivo / extremo

Nacionalidade: espanhola

Pé preferencial: direito

Clube: GNK Dinamo Zagreb

 

 

sport.es – Dani Olmo com a camisola do Barcelona

Dani Olmo era um nome desconhecido no futebol internacional, até começar a despontar no Dinamo Zagreb. Mas como é que um espanhol, natural de Terrassa, Catalunha, vai parar ao país dos balcãs? Pois bem, Daniel Olmo Carvajal, nasceu em Terrassa, Catalunha, em 1998. Filho de Miquel Olmo, ex-treinador de futebol (Sabadell e Girona) e irmão de Carlos Olmo, atual jogador do RSD Alcalá, em Espanha, Dani cresceu no seio de uma família futebolística, e o seu interesse pelo desporto foi crescendo.

Começou a jogar pelo Espanyol, mas mudou-se apenas com nove anos para o Barcelona. De 2009 até 2014 foi queimando etapas na La Masia, a cantera do Barcelona, e ia impressionando com o seu bom futebol. No entanto, em 2014, e com 16 anos, tomou a surpreendente decisão de se mudar para Zagreb, e representar o Dinamo. Olmo, referiu que o objetivo da sua mudança era ter mais tempo de jogo, pois não via grandes hipóteses de representar o Barcelona a nível sénior.

Sportnet – RTL
Dani Olmo na sua estreia pelo Dinamo Zagreb

Certamente em Barcelona não se estrearia tão cedo como se estreou na Croácia. A 7 de fevereiro de 2015, na vitória por 2-1 frente ao NK Lokomotiva, Dani Olmo fez a sua estreia com a camisola do Dinamo Zagreb, com apenas 16 anos. Eduardo, Ivo Pinto, Gonçalo Santos e Paulo Machado eram na altura seus companheiros de equipa.

Continuou a jogar no Dinamo Zagreb II – equipa B do clube croata – durante duas temporadas, onde disputou 25 jogos e marcou 3 golos, até que se mudou para a equipa principal de forma definitiva. Pela equipa principal disputou já 112 jogos e marcou 28 golos. Pela equipa croata já venceu quatro campeonatos croatas e três taças da Croácia. Foi eleito melhor jogador da liga croata em 2018, e melhor jovem jogador da época 2018/19. Para além disto tem figurado nos nomeados do prémio Golden Boy.

transfermarkt.com – Dani Olmo vencedor do Europeu sub21 de 2019

Apesar de ter ido para a Croácia, Dani Olmo nunca deixou de representar a seleção espanhola nas suas camadas jovens. Desde os sub-17 que Olmo é convocado para as várias seleções nacionais espanholas, e venceu inclusivamente o Europeu de sub-21 deste ano. No entanto, Dani Olmo pode escolher representar a Croácia se assim desejar. Devido aos anos de trabalho que já concluiu na Croácia, o jogador poderá mudar de nacionalidade e ser colega de Modric e Rakitic. Nenad Bjelica, treinador do Dinamo, disse no ano passado: “se Dani Olmo jogasse no Benfica valia tanto como João Félix”. Talvez Dani Olmo não valha 126 milhões de euros, mas os ‘tubarões’ europeus estão atentos…

FONTE DA IMAGEM DE DESTAQUE: Diario AS

Deixe uma resposta