Videoárbitros vão ter o auxílio de linhas de fora de jogo em todos os encontros da I Liga

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmaram esta manhã que os videoárbitros (VAR) vão ter o auxílio de linhas de fora de jogo em todos os encontros da I Liga.

No comunicado pode ler-se: “As linhas utilizadas são as únicas certificadas pelo CA [Conselho de Arbitragem da FPF] e vão permitir uma análise rigorosa dos lances que se enquadrem no âmbito do protocolo do VAR: golos e penáltis”

Informam ainda que, não haverá recurso a câmaras extra: “Não haverá câmaras extra, nem qualquer interferência dos operadores que transmitem os jogos”, sendo que “o método de análise dos lances não sofre alterações no que está protocolado”.

No documento esclarecem que: “Há apenas mais um operador na equipa que se encontra no centro de videoarbitragem, na Cidade do Futebol, e que se dedica exclusivamente às linhas de fora de jogo”

Comunicado da Federação Portuguesa de Futebol
VAR: linhas de fora de jogo implementadas na Liga NOS
Arbitragem

Utilização vai permitir uma análise rigorosa dos lances que se enquadrem no âmbito do protocolo do VAR: golos e penáltis.

A utilização das linhas de fora de jogo vai ser implementada esta época em todos os jogos da Liga NOS, de acordo com o sistema escolhido pelo Conselho de Arbitragem.

As linhas utilizadas são as únicas certificadas pelo CA e vão permitir uma análise rigorosa dos lances que se enquadrem no âmbito do protocolo do VAR: golos e penáltis.

Não haverá câmaras extra, nem qualquer interferência dos operadores que transmitem os jogos.

O método de análise dos lances não sofre alterações no que está protocolado. Há apenas mais um operador na equipa que se encontra no centro de vídeoarbitragem, na Cidade do Futebol, e que se dedica exclusivamente às linhas de fora de jogo.

A Liga Portugal e os clubes foram informados sobre o funcionamento deste sistema pelo Conselho de Arbitragem que esta semana prestou presencialmente todos os esclarecimentos.

A empresa norte-americana Sport Media Technology, especialista nesta área e com mais de 30 anos de atividade e experiência, presta o serviço ao CA.

Guilherme Freire Coelho

Alfacinha apaixonado pela vida e por futebol. Defendo-o como desporto, respeito-o pela vertente social e admiro-o como espectáculo. A bola, é mero instrumento para os "artistas" brilharem. Não escrevo sobre bola mas sim, sobre Futebol, sempre de forma transparente, com fair-play e....sem respeito pelo acordo ortográfico.....

Deixe uma resposta