Eljif Elmas, o novo ‘mago’ dos balcãs

Nome: Elif Elmas

Data de nascimento: 24 de setembro de 1999 (19 anos)

Altura: 182cm

Posição: médio centro / médio ofensivo

Nacionalidade: Macedónia do Norte

Pé preferencial: direito

Clube: SSC Napoli (Itália)

 

Fonte: milliyet.com.tr

Eljif Elmas tem apenas 19 anos, mas a sua carreira começou bem cedo. O médio macedónio cumpriu todo o seu percurso de camadas jovens no FK Rabotnički e foi exatamente pelo mesmo clube que fez a sua estreia sénior apenas com 16 anos, a 4 de outubro de 2015. O jovem tem tido uma carreira ascendente, por isso não foi de estranhar quando, ainda com 16 anos, foi chamado à seleção de sub-21 do seu país.

Com o Rabotnički, Elmas começou a ganhar protagonismo e em 2016 brilhou ao serviço na equipa em jogos a contar para as fases de qualificação da Liga Europa. Ficou referenciado por muitos clubes, mas ainda cumpriu uma segunda época no clube que o viu ‘nascer’ antes de se transferir para o Fenerbahçe. No verão de 2017 disputou ainda o Campeonato Europeu de sub-21, onde jogou contra Portugal. Pelo Rabotnički cumpriu 49 jogos e marcou 9 golos.

Em 2017 foi contratado pelo Fenerbahçe por 180.000€, tinha na altura (ainda) 17 anos. Quando se estreou pelo Fenerbahçe, já com a maioridade deu imediatamente que falar, e com o passar do tempo conseguiu agarrar um lugar no onze titular da equipa.

Infelizmente, a sua estadia na Turquia coincidiu com uma das piores épocas de sempre do Fenerbahçe que só não foi má na Liga Europa. Aí, através das exibições de Elmas, conseguiram ainda chegar aos Dezasseisavos-de-final, onde perderam com o Zenit.

Elmas cumpriu duas épocas na Turquia, e deu que falar. Tanto que convenceu o Nápoles a pagar 16M€ por ele para o levar para Itália. Em Istambul cumpriu  53 jogos e marcou 13 golos.

Este ano Elmas estreou-se pela seleção sénior da Macedónia do Norte, com apenas 19 anos, e já cumpriu cinco jogos (apenas um oficial) pelo Nápoles. O macedónio substituiu Allan aos 72 minutos do jogo contra a Fiorentina que o Nápoles venceu por 3-4, naquilo que pode apelidada como uma estreia de loucos na Serie A para Elmas.

No que toca ao estilo de jogo, Elmas cumpre bem as funções de médio centro ou de médio ofensivo. A médio centro podemos contar com uma boa capacidade de desarme e de recuperação de bola, bem como muita facilidade a sair a jogar sozinho ou através de passes (curtos ou longos). Já a médio ofensivo as capacidades que se destacam são as de drible e de desiquilibrios através das movimentações, devido à sua visão de jogo acima de média. O remate de longa/média distância também costuma ser perigoso quando é disparado por este macedónio.

 

O melhor é mesmo ver:

Deixe uma resposta