Liderança perdida em noite desastrosa de Coates

Incrível o que aconteceu hoje em Alvalade. Numa partida em que a liderança leonina estava em jogo, o Sporting não cumpriu com a sua obrigação e foi derrotado por 2-3 frente ao Rio Ave. O principal protagonista da partida foi Sebástian Coates… pelos piores motivos. O central cometeu as 3 grandes penalidades que originaram os golos vilacondenses e acabou a partida expulso.

A expetativa nas bancadas do Estádio José Alvalade era elevada. Depois da vitória da semana passada em Portimão, o Sporting subiu à liderança do campeonato, 3 anos depois. No entanto, essa expetativa acalmou rapidamente. 5 minutos estavam decorridos quando Sebástian Coates deu início a uma das piores exibições da sua carreira. Penalti desnecessário sobre Taremi e Filipe Augusto fez o 0-1.

O golo tão cedo na partida fez com que os leões tivessem que correr atrás do prejuízo, algo que com certeza não estava nos planos de Marcel Keizer. A reação estava a ser tímida e previa-se uma noite complicada, caso a equipa não elevasse a qualidade do seu jogo. Porém, apesar da fraca prestação do conjunto, o talento individual do suspeito do costume, mais uma vez, apareceu. Bruno Fernandes aproveitou um ressalto e fuzilou a baliza de Kieszek. Estava feito o empate.

A igualdade foi alcançada, mas o Sporting não conseguiu aproveitar um possível embalo que esse golo pudesse dar e o Rio Ave assumiu o comando da posse de bola. Chegámos ao intervalo com um empate a um e o público ansiava por mais Sporting do que aquele a que teve direito no primeiro tempo.

A segunda parte começou como acabou a primeira: com o Rio Ave melhor no jogo. No entanto, quem chegou ao golo foram os leões. Luiz Phellype estava no momento certo à hora certa e marcou o seu 2º golo no campeonato.

Após o golo da reviravolta, o Sporting baixou o ritmo de jogo e tentou controlar a vantagem. A iniciativa foi entregue ao Rio Ave e a formação de Carlos Carvalhal não desiludiu. Futebol apoiado e com forte reação à perda de bola fizeram com que a vitória do Sporting fosse constantemente ameaçada.

O futebol de qualidade dos vilacondenses acabou por ser recompensado na reta final do encontro. Em menos de 5 minutos, Coates cometeu dois erros inacreditáveis e ofereceu duas grandes penalidades, e consequente vitória, ao Rio Ave.

Em poucos instantes, o Sporting conseguiu perder 3 pontos e disse adeus à liderança do campeonato. Pouca qualidade de jogo dos leões que, caso Bruno Fernandes acabe por sair, irá passar por muitas dificuldades em jogos de exigência mais elevada como foi o de hoje.

Daniel Sousa

Nascido e criado na Ilha da Madeira e neste momento a estudar Ciências da Comunicação na FCSH. Com um gosto enorme pelo futebol e pela escrita, está sempre aberto a novos desafios.

Deixe uma resposta