Donyell Malen, a maior jovem promessa do PSV

Nome: Donyell Malen
Data de nascimento: 19 de janeiro de 1999 (20 anos)
Altura: 179cm
Posição: ponta de lança
Nacionalidade: Holandesa
Pé preferencial: direito
Clube: PSV Eindhoven

Depois de terminar a sua primeira temporada no PSV como campeão nacional e o top scorer da equipa holandesa, Donyell Malen, começa 2019 com 7 golos em 6 jogos na Eredivisie, tudo isto com apenas 20 anos.

Malen nasceu a 19 de janeiro de 1999 em Wieringen, na Holanda, e iniciou a sua carreira futebolística em 2007 com o Ajax. Depois de muita resistência por parte do clube holandês, em 2015, o jovem atleta trocou a Amsterdam Arena pelo Arsenal, depois de rejeitar propostas de clubes como o Manchester United e o Chelsea.

Em fevereiro de 2016 o internacional holandês assinou o seu primeiro contrato profissional com os gunners depois de uma temporada impressionante a competir pelo clube londrino na Youth Premier League, FA Youth Cup e na UEFA Youth League. A nove de julho de 2017 o atacante fez a sua estreia pela equipa sénior.

As esperanças dos adeptos ingleses na jovem promessa foram destruídas nesse mesmo ano com o regresso de Malen à Holanda para jogar no PSV Eindhoven, o maior rival do seu clube de formação. O ponta de lança começou a jogar pela equipa secundária, Jong PSV, e recebeu nessa temporada o prémio Bronze Bull que o distinguiu como o melhor jogador jovem na temporada 2017/2018.

Donyell Malen joga na equipa principal do PSV desde 2018, tendo conquistado com os Rood-witten o título da Eredivisie, acabando a temporada como o maior marcador do clube. Nesta temporada a jovem promessa já marcou 7 golos em apenas 6 jogos, tornando inegável o seu talento para encontrar o golo, que só deverá melhorar com a experiência.

Agora até se fala que o Arsenal pensa em recuperar o seu antigo avançado e já terá acenado com uma proposta milionária ao PSV. Contudo, a imprensa internacional aponta que a concorrência aos gunners é feroz, com outros tubarões europeus interessados nos seus préstimos. Uma coisa parece certa, os campos holandeses parecem cada vez menores para o talento de Donyell Malen.

Inês Macieira

Maluquinha da bola, devoradora de livros e apaixonada pela escrita. Licenciada em Ciências da Comunicação na FCSH, a caminho de Bruxelas para um mestrado em Relações Internacionais.

Deixe uma resposta