FPF lança plano de desenvolvimento do futebol feminino

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou esta terça-feira um plano de desenvolvimento do futebol feminino nacional para os próximos cinco anos. O investimento será de 1,2 milhões de euros para os clubes, tal como uma formação de liderança feminina no desporto.

Num comunicado enviado às redações, o organismos responsável pela tutela do futebol nacional anunciou que a primeira divisão de futebol feminino será o principal foco deste seu plano, que resulta de “um estudo em que foram ouvidos todos os clubes do campeonato e detetadas as oportunidades de melhoria“.

A Federação analisou as condições disponibilizadas aos clubes e jogadoras nacionais e chegou à conclusão que as condições de treino, o número de sessões semanais e os meios à disposição de jogadoras e equipas técnicas não são os ideais.

Assim sendo, a FPF “vai canalizar para os clubes cerca de 1,2 milhões de euros” durante esta e a próxima temporada. O investimento na qualificação de treinadores e na criação de mais equipas de formação são vistos como uma prioridade.

“É preocupação da FPF promover um maior equilíbrio entre os clubes que participam na Liga, aumentando assim a competitividade e o desenvolvimento das jogadoras”, pode ler-se no comunicado.

Entre as medidas estabelecidas pela federação, consta o pagamento integral das deslocações em Portugal continental das 12 equipas presentes na primeira divisão, tal como a formação de liderança feminina no desporto da federação, que foi lançada esta segunda-feira no âmbito da ‘Portugal Football School’ e que vai decorrer entre fevereiro e julho de 2020.

 

Fonte da Imagem: RTP

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.