A tradição do Boxing Day

A jornada 19 do campeonato inglês ficou marcada pelo famoso “Boxing Day”, que acontece todos os anos em Inglaterra. Quase todas as equipas jogaram no dia 26 de Dezembro, à exceção do confronto Wolverhampton vs Manchester City, marcado para o dia a seguir.

Anualmente, várias equipas se defrontam neste dia a seguir ao Natal, como uma forma de celebrar esta tradição inglesa, mas o que é o feriado significa? Vejamos a história.

Alguma incerteza paira sobre quando começou, apontando-se para os anos 1830. O “Boxing Day” surge como o primeiro dia de trabalho após as celebrações natalícias, onde os funcionários que tiveram que trabalhar durante a quadra são recompensados pelos seus serviços, premiados com caixas contendo compensações, frequentemente monetárias, mas também restos de comida do Natal, para poderem desfrutar de um dia com as suas famílias.

Este feriado é associado às antigas famílias da classe alta britânica, pois os seus criados eram obrigados a trabalhar na época de Natal, tendo como recompensa este dia e as suas “boxes” pelos serviços prestados.

Uma tradição que abrange os vários países que formavam o antigo império britânico, com alguns países europeus a celebrarem também esta ocasião como uma espécie de “Segundo dia de Natal”. O feriado tem vários contornos diferentes na atualidade, sendo muito associado também às grandes superfícies de compras, à semelhança do “Black Friday”.

No mundo do desporto, tornou-se tradição todas as equipas dos campeonatos da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte apresentarem um programa total de futebol neste dia, desde as primeiras divisões até às inferiores. Originalmente, neste dia apenas decorriam dérbis locais para evitar que os adeptos tivessem que viajar longas distâncias para jogos fora após o Natal.

Assim temos as nossas incríveis jornadas de Premier League, ano após ano, no dia depois do Natal!

José Horta

Não nasci a gostar de futebol, mas quando comecei nunca mais quis outra coisa. Algarvio de nascença mas adepto do futebol para além daquele que se joga na praia. Sempre atento aos contornos e novidades do "Desporto Rei", "Beautifull Game" ou lhe quiserem chamar. Aluno universitário de Ciências da Comunicação na FCSH.