Pedro Proença reúne com o governo para tomar medidas para travar a violência nos estádios

O presidente de liga de clubes, Pedro Proença já tinha mostrado interesse em ter uma reunião com o Ministro da Administração Interna, com o propósito de esclarecer e discutir várias medidas de punição para os adeptos que geram situações de perigo dentro de um recinto desportivo. A reunião decorreu na manhã desta segunda-feira.

A segurança dos estádios e adeptos foi o assunto focal na reunião desta segunda-feira, assim como a punição determinada para os infratores das regras.

Uma das primeiras medidas é a criação de um cartão de adepto para a próxima temporada. O cartão de adepto irá possibilitar a identificação de todos os adeptos que estão na zona reservada a utilização de material de claque (bandeiras, material de som,faixas,…).

Durante esta reunião, foi ainda revista a intervenção da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), sendo uma entidade pública que já identificou 60 adeptos que consequentemente ficaram interditos de entrar em estádios e recintos desportivos. De realçar, a eficácia desta autoridade que em tempo record juntamente com entidades como a Unidade de Spotters da PSP, em coordenação com o Ponto Nacional de Informações sobre o Desporto viram as sentenças a serem rapidamente declarada.

A lei 39/2009, de 30 de julho, avançada pelo Regime Jurídico da Segurança no Desporto permite à APCVD aumentar a sua eficácia nas contraordenações, aumentado o valor das coimas, e com a possibilidade de decisão na interdição de acesso a recintos desportivos enquanto o adepto espera por uma decisão final do respetivo processo.

Este tema tem sido acompanhado pelo Governo, clubes e associações desportivas para que todos tenham uma voz no assunto e assumam as suas responsabilidades.

Irá haver uma nova reunião no próximo mês para analise da execução das decisões tomadas.

Mariana Lomba

Em 2018, ingressei no ensino superior para estudar Comunicação Empresarial, mas como nada nesta vida é garantido após um ano de estudo a minha faculdade encerrou. Agora, estudo Ciências da Comunicação e como o ditado diz "há males que vem por bem". A minha maior missão é prender-te a ti que estas desse lado ao ecrã. Será que vou conseguir?