Liga Portugal suspende Primeira e Segunda Liga

A Liga Portugal decidiu suspender todos os segundos das duas principais ligas nacionais de futebol, a Liga NOS e a LigaPro, como medida de prevenção à propagação do Covid-19.

Esta decisão surge muito pouco tempo depois da decisão que previa que as próximas duas jornadas destes dois campeonatos fossem jogadas à porta fechada. Contudo, surge agora a decisão da Liga Portugal suspender os campeonatos por tempo indeterminado como medida preventiva.

Esta medida surge após durante esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Futebol ter também ela emitido um comunicado onde anunciava a suspensão das competições de futebol sob a sua alçada, nomeadamente, a Taça de Portugal e o Campeonato de Portugal.

O grupo de emergência criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 reuniu esta quinta-feira de manhã e concluiu que “face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. A medida é aplicada a partir de 13 de março e vigora por tempo indeterminado“.

A situação provocada pelo Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência que poderá rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas“, conclui o comunicado da FPF.

Além disso, também o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) havia pedido esta quarta-feira a suspensão da Primeira e Segunda Liga, após ter ouvido os capitães das 36 equipas que figuram nos dois escalões.

Numa nota oficial, a SJPF, presidida por Joaquim Evangelista, afirmou não existirem condições para que os futebolistas estejam em segurança, acrescentando que, em caso de infeção, existe um “prejuízo agravado“, porque a prática de futebol depende “da plena saúde e condição física para o alto rendimento“.

O campeonato português segue assim as pisadas de Itália e Espanha, que já haviam suspendido as suas competições. Na Alemanha os jogos serão, por agora, jogados à porta fechada, enquanto em Inglaterra ainda não existe qualquer medida neste sentido além da proibição de cumprimentos antes dos jogos.

Atualmente, há já 78 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, ultrapassando os 124 mil em todo o mundo, nos cerca de 120 países e territórios registados.

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.