O futebol que ainda finta o coronavírus

O futebol vive um momento difícil pelo mundo inteiro. Campeonatos suspensos indefinidamente, jogadores infetados e grandes competições canceladas. O top-5 europeu, o campeonato português, bem como as competições europeias estão paradas e o EURO 2020 está em risco.

Contudo, a bola ainda rola por alguns campos do mundo, e talvez num momento destes surjam novas oportunidades de apreciar o desporto que tanto gostamos em palcos diferentes, com intervenientes diferentes.

O AMBIDESTRO apresenta aos seus leitores uma lista dos campeonatos que continuam ativos, para matar a sede de futebol durante esta altura de prevenção.

  • Brasil – Flamengo, Santos, São Paulo e muitas outras grandes equipas continuam a praticar o seu futebol, com vários portugueses em destaque, disputando-se ambos os campeonatos Carioca e Paulista neste momento.
  • Argentina – Começou no passado dia 13 de março a Copa de la Superliga, com todos os grandes clubes argentinos em competição.
  • Rússia – A Premier League russa continua em prova, o Zenit segue líder com o Krasnodar em perseguição.
  • México – Um dos campeonatos mais entusiasmantes da América do Sul, e um mercado de grande interesse do FC Porto, decorre com toda a naturalidade, à passagem da ronda 10 da Liga MX, Clausura.
  • Ucrânia – Após a substancial paragem de inverno, o campeonato ucraniano regressou em fevereiro e continua a ser disputado, com o Shaktar Donetsk, conhecido amargo do Benfica esta temporada, a seguir isoladíssimo na liderança.
  • Sérvia – A Superliga sérvia continua com naturalidade, liderada pelo Estrela Vermelha, seguido do FK Partizan onde joga atualmente o ex-Benfica Lazar Markovic.
  • Angola – O Girabola continua em prova, com uma disputa renhida no topo entre Petro de Luanda e 1º de Agosto, separados por dois pontos.
  • África do Sul – A Premier Soccer League decorre com os Kaizer Chiefs na liderança.
  • Hungria – A NB I prossegue, com o Ferencvárosi e o Fehérvár FC em luta pelo título.
  • Chile – A Primera Division está em prova, apesar do cancelamento de alguns jogos.

De momento, se quer ver futebol a partir do conforto da sua casa, que é onde deve estar, estas são as suas opções, ou até mais que possam existir pela infinidade de futebol que se joga pelo mundo fora.

Não é possível garantir a continuidade destes campeonatos, mas enquanto houverem partidas fazemos o convite para desfrutar dos jogos. O AMBIDESTRO está consigo na luta contra este vírus, juntos iremos voltar a ver os nossos clubes, nos nossos estádios.

José Horta

Não nasci a gostar de futebol, mas quando comecei nunca mais quis outra coisa. Algarvio de nascença mas adepto do futebol para além daquele que se joga na praia. Sempre atento aos contornos e novidades do "Desporto Rei", "Beautiful Game" ou lhe quiserem chamar. Aluno universitário de Ciências da Comunicação na FCSH.