Oficial: todas as competições europeias adiadas pela UEFA

Anunciado pela UEFA no decorrer da manhã desta terça-feira, no seu website, o inevitável é agora oficial. Todas as competições, quer de clubes quer de seleções nacionais, masculinas e femininas (incluindo partidas de cariz amigável), estão adiadas devido ao presente surto do vírus Covid-19. Tal medida implica que todos os campeonatos domésticos e europeus a nível de clubes (nomeadamente, a Liga Europa e a Liga dos Campeões) permanecerão inativos ao longo dos próximos tempos.

Com isto, também o Campeonato da Europa de 2020 sofrerá alterações ao calendário. Por enquanto, as datas propostas pelo órgão máximo do futebol europeu sugerem que seja jogado, não entre 12 de junho e 12 de julho deste ano, como estivera inicialmente estipulado, mas antes daqui a, sensivelmente, um ano, entre 11 de junho e 11 de julho de 2021.

Em articulação com a CONMEBOL (a confederação sul-americana de futebol), chegou-se também a um acordo para adiar a Copa América, que, do mesmo modo, será jogada, ao que tudo indica, no ano que vem.

O comunicado deixa ainda claro que, caso algum dos portadores de bilhetes para o EURO se veja impossibilitado de assistir ao evento em 2021, a UEFA tratará de reembolsar na totalidade o valor dos ingressos obtidos, mediante a devolução dos mesmos. Os detalhes do processo estarão disponíveis em euro2020.com/tickets.

Quanto à Liga Europa e à Liga dos Campeões, as datas para o reinício destas competições estarão ainda por apurar.

As presentes declarações surgem no seguimento de uma reunião mantida entre o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, e respetivo Comité Executivo, a Associação Europeia de Clubes, a FIFPro Europe e os representantes das 55 associações nacionais de futebol europeias, concluída já ao fim da manhã de terça feira.

Čeferin reforçou ainda que “a ideia de celebrar um festival pan-Europeu de futebol em estádios vazios, com fan zones desertas enquanto o continente se senta em casa em isolamento, é um evento sem alegria e algo que seria inaceitável para celebrar o 60º aniversário da competição”, motivo este que terá, também, pesado na decisão supra.

O presidente orgulhou-se ainda de poder afirmar o facto de todos os líderes envolvidos na reunião terem demonstrado “solidariedade e união. Propósito acima de lucro”.

Duarte Rosa

"Alfacinha" de gema, sportinguista de coração. Desde o clube à seleção nacional, o amor pela bola está presente desde cedo. A licenciar-se em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esta paixão pela escrita e pelo futebol forma uma dupla interessante, que espera vir a agradar aos seus leitores.