TAD condena Rafael Leão a indemnizar o Sporting

O Tribunal Arbitral do Desporto decidiu dar razão ao Sporting Clube de Portugal e indicou que o avançado formado em Alvalade tem agora de pagar 16.5 milhões de euros, após ter rescindido de forma unilateral com o clube que o formou.

O caso remonta a 2018 no já conhecido caso de Alcochete. No seu seguimento, muitos foram os jogadores da equipa de futebol profissional sénior masculino que rescindiram com o clube, um deles foi Rafael Leão. Recorde-se que o jogador tinha renovado contrato em Outubro do ano anterior ao ataque de Alcochete (2017) e tinha dobrado o seu salário para mais do dobro, ficando com uma cláusula de rescisão fixada nos 45 milhões de euros.

Na altura, o Sporting indicou que o jogador tinha feito essa rescisão unilateral sem justa causa e pretendia a sua indemnização em 45 milhões de euros que seria o valor da sua cláusula. A queixa foi avançada pelo clube leonino junto da FIFA contra Rafael Leão e o Lille (clube pelo qual Rafael Leão assinou enquanto jogador livre em 2018). O clube francês não teve qualquer penalização, sendo que o processo acabou por ser resolvido nas instâncias nacionais, depois de a FIFA ter dito que não era competente para tomar esta decisão, uma vez que o processo já estava no TAD.

O Tribunal Arbitral do Desporto indicou que o valor que o jogador teria de pagar ao clube era de 16.5 milhões de euros tendo em conta o seu valor de mercado na altura (segundo os dados do site transfermark, o jogador está neste momento avaliado em 22 milhões de euros).

Contudo, o clube de Alvalade foi também condenado a ressarcir o jogador na quantia de 40 mil euros pela prática de assédio moral.

João Estanislau

Com uma licenciatura em Comunicação Empresarial pelo ISCEM e duas pós-graduações em Gestão e Marketing do Desporto pelo INDEG-ISCTE e Director Técnico Desportivo pela a Universidade Europeia, trabalhei recentemente para o jornal online Leonino.pt. Participo ainda no programa Overlappings e Basculações, no canal de Youtube Vamos Falar de Futebol 10, todas as terças-feiras, a partir das 21h00. Sempre ligado ao futebol e à comunicação, pretendo partilhar contigo a minha visão do desporto rei. Fica atento!