OFICIAL: Jogos Olímpicos Adiados

Na manhã desta terça-feira, numa reunião entre Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), e Abe Shinzo, primeiro ministro do Japão (país anfitrião), ficou oficializado que a próxima edição dos Jogos Olímpicos, a realizar-se em Tóquio, será adiada, devido ao atual surto da epidemia COVID-19. A mesma medida se aplicará aos Jogos Paralímpicos, que, naturalmente, também terão lugar na capital japonesa.

Embora não tenham ficado acordadas quaisquer datas concretas, as entidades competentes na organização do evento deixaram claro que o mesmo se deverá realizar numa data posterior a 2020, mas, decididamente, anterior ao verão de 2021.

Entre outras burocracias, ficou definido que, por um lado, a chama olímpica se manterá acesa no Japão (simbolizando uma “luz ao fundo do túnel” para a situação que o mundo vive atualmente) e também que, apesar do reagendamento do evento, o mesmo se manterá com o nome “Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020”.

Note-se que, embora tenha havido já três cancelamentos de edições anteriores dos Jogos Olímpicos (1916, 1940 e 1944, devido às grandes guerras mundiais), é a primeira vez que o evento de origem helénica sofre um adiamento às datas previstas. De salientar também que é a segunda vez que a realização do evento na capital japonesa fica afetada, após o cancelamento da edição de 1944.

Leia aqui o comunicado do COI na íntegra.

Imagem: GettyImages

Duarte Rosa

"Alfacinha" de gema, sportinguista de coração. Desde o clube à seleção nacional, o amor pela bola está presente desde cedo. A licenciar-se em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esta paixão pela escrita e pelo futebol forma uma dupla interessante, que espera vir a agradar aos seus leitores.