Donnarumma, o próximo Buffon?

Quem joga Football Manager, sabe que os jogadores têm uma margem potencial com base, entre outros factores, na sua capacidade atual. Desde a última ctualização a 23 de fevereiro, apenas 15 jogadores foram considerados com mais potencial que todos os outros (onde se encontram os jogadores portugueses Florentino e João Félix). Entre eles, o número 99 da histórica equipa de Milão (AC Milan), Gigi Donnarumma.

É o destaque da rúbrica “Jovem Promessa” desta semana, apesar de ser uma certeza, pois chegou à equipa A do AC Milan muito novo, com apenas 16 anos, contra o Sassuolo. Desde essa estreia em Outubro de 2015, tornou-se no guarda-redes mais jovem a defender a baliza do clube de Milão. Facto curioso é que o treinador de equipa na altura era Siniša Mihajlović que esteve contratado pelo Sporting no verão de 2018 após a saída de Jorge Jesus. Mihajlović estaria alegadamente insatisfeito com o guarda-redes titular da altura, Diego López. As palavras do treinador foram claras quando disse que o jovem guarda-redes representava “o futuro do futebol italiano“.

Contra o principal clube de Bérgamo, a Atalanta, Donnarumma ganhou principal destaque após ter impedido várias ocasiões de golo num jogo que terminou empatado a zero. Contudo, o guarda-redes italiano não se ficava por aqui tendo completado já boas exibições que, nesta época, valeram-lhe, por exemplo, no primeiro mês em que foram disputados jogos europeus, a distinção do guarda-redes com mais aproveitamento em defesas, com 81.9% de intervenções bem sucedidas.

Em 2016, tornou-se no mais jovem guarda-redes de Itália deste século, tendo feito já um marco importante na sua carreira: 100 jogos com a camisola do Milan (feito concretizado a 30 de Dezembro de 2017 num jogo contra a Fiorentina).

O guarda-redes rossanero termina contrato em 2021, tem estado relutante em renovar e com essas notícias tem surgido interesse por parte de outros clubes europeus. Nomeadamente a Juventus e o Real Madrid, mas também o rival Inter que terá, alegadamente, apresentado uma proposta de 60 milhões de euros para tentar levar o jogador.

Irá o guarda-redes italiano continuar ao serviço do actual 7º classificado da Serie A ou estará pronto para “dar o salto” e conseguir defender a baliza de clubes que têm outras ambições europeias? Certo é que o futuro parece risonho e prova disso são as constantes comparações que lhe são feitas a outro Gianluigi…o mítico Buffon.

Fique com alguns dos melhores momentos de Gianluigi Donnaruma:

João Estanislau

Com uma licenciatura em Comunicação Empresarial pelo ISCEM e duas pós-graduações em Gestão e Marketing do Desporto pelo INDEG-ISCTE e Director Técnico Desportivo pela a Universidade Europeia, trabalhei recentemente para o jornal online Leonino.pt. Participo ainda no programa Overlappings e Basculações, no canal de Youtube Vamos Falar de Futebol 10, todas as terças-feiras, a partir das 21h00. Sempre ligado ao futebol e à comunicação, pretendo partilhar contigo a minha visão do desporto rei. Fica atento!