Históricos: Rio Ferdinand, o patrão defensivo inglês

Grandes clubes necessitam de grandes ídolos e um clube da dimensão do Manchester United obviamente que será sempre associado a lendas do futebol como Rio Ferdinand.

Rio Gavin Ferdinand, nascido em Peckham, a 7 de novembro de 1978, começou a sua carreira profissional no West Ham United, clube pelo qual realizou 158 jogos entre 1996 e 2000, tendo sido ainda emprestado ao Bournemouth no seu ano de estreia.

Em novembro de 2000, tranferiu-se para o Leeds United a troco de 18 milhões de libras, realizando 73 partidas, quase sempre a titular.

Após o Mundial de 2002, onde foi capitão da seleção inglesa, Ferdinand assinou um contrato com o Manchester United de Alex Ferguson por 30 milhões de libras, tornando-se, pela segunda vez, o jogador mais caro de Inglaterra e o defesa-central mais caro da história até então.

Ao serviço dos “red devils”, disputou 455 jogos, conquistando seistítulos da Premier League, duas Taças da Liga, três títulos da FA Community Shield, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes da FIFA.

 

No final da temporada 2013-14, o antigo capitão do clube de Manchester deixou Old Trafford para se juntar ao Queens Park Rangers, realizando apenas 10 jogos ao serviço do clube de Londres. Após essa mesma época, Ferdinand decidiu terminar a sua carreira que se estendeu até 17 anos de atividade.

Rio Ferdinand conta com 81 internacionalizações pela seleção inglesa e é considerado um dos melhores jogadores ingleses de sempre. Em cinco ocasiões foi nomeado para a Equipa do Ano da UEFA e ainda fez parte da FIFPRO World XI de 2007-08.