FPF cancela todas as competições de campeonatos seniores não profissionais de futsal e futebol

Após no passado dia 27 de março, ter sido tomada a decisão de que os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação seriam cancelados, chega agora a vez das competições amadoras.

Segundo a Federação, “continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que os clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança”, dando, desta forma, “por concluídas, sem vencedores, todas as competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas.”

Este é um acontecimento histórico, que a FPF teve que aplicar. A mesma recorda que “vigora em Portugal o estado de emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação.” Considera portanto que “estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.”

“A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino. A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não profissionais na época 2020/21”, conclui o comunicado.

Realizadas 20 jornadas na Liga de Futsal, o Sporting liderava com 55 pontos, mais dois que o rival Benfica. Vizela, Arouca, Praiense e Olhanense lideravam as respetivas séries do Campeonato de Portugal, terceiro escalão, após 25 rondas.

No feminino, após 15 jornadas, o Benfica e Sporting estão igualados com 42 pontos no primeiro lugar do campeonato de futebol, enquanto as ‘águias’ lideram isoladas a fase de apuramento de campeão em futsal.

As competições profissionais, I Liga e II Liga, continuam suspensas, após 24 das 34 jornadas, bem como a Taça de Portugal, que tem Benfica e FC Porto como finalistas.

João Estanislau

Actualmente a frequentar uma Pós-Graduação em Marketing e Gestão do Desporto no INDEG-ISCTE, sou licenciado pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial em precisamente Comunicação Empresarial. Escrever sobre desporto sempre foi uma realidade para mim, nas minhas redes sociais e que pretendo agora partilhar contigo. Fica atento!