Soares poderá ser opção para Fernando Santos

Ponta de lança brasileiro de 29 anos do Porto pediu naturalização por Portugal e, por isso, poderá representar a seleção nacional.

Numa entrevista concedida à Globoesporte a propósito do quinto aniversário do seu primeiro golo em território nacional, Tiquinho Soares abordou diversos temas. Um destes foi o seu amor pelo nosso país e a sua vontade de obter nacionalidade portuguesa: “Portugal é incrível! Aqui aprendi muitas coisas boas, os meus filhos adoram e a minha esposa ama. Foi aqui que realizei todos os meus sonhos. Eu amo Portugal. Já dei a entrada no passaporte português. A minha filha já é portuguesa.” 

Devido ao facto de já se encontrar em Portugal há mais de cinco anos, o avançado tem o direito de pedir naturalização e, quando este processo estiver concluído, poderá ser convocado por Fernando Santos para representar a seleção das quinas visto que nunca alinhou por nenhum escalão da canarinha. Caso tal se verifique, Soares realizará assim o mesmo processo que Pepe, Deco, Liedson e, mais recentemente, Dyego Souza.

Quando questionado acerca de qual dos seus 86 golos registados em solo lusitano – desde que apontou o primeiro tento, nenhum outro jogador ainda a atuar em Portugal marcou tanto – foi o mais especial, o atleta afirmou que foi logo o seu primeiro, quando ainda representava o Nacional num derby contra o Marítimo: “Fiquei muito feliz pelo primeiro golo. Foi um golo num clássico e isso fez o golo ser mais especial. Vibrei muito. Estava a precisar daquele golo. Vai ficar para sempre na minha memória por ter sido ali que comecei o meu trajeto em Portugal.”

O jogador que passou pelo Nacional e Guimarães antes de chegar à cidade invicta confessou também que não esperava chegar ao nível que alcançou: “Imaginava triunfar, mas não imaginava que chegaria longe. Futebol é muito difícil, mas graças a Deus consegui realizar o meu sonho, que era chegar a um grande nível e ainda pretendo mais. Tudo graças aos que me ajudaram a tornar isso realidade.”

Para finalizar, Soares vincou o seu grande desejo para esta época: “O que eu quero mesmo é ser campeão com o FC Porto novamente. Sou sempre grato a tudo e a todos os que me ajudam todos os dias. Espero continuar o meu trabalho, o que mais gosto de fazer.”

 

Fonte da Imagem: Getty Images

Simão Vitorino

Nasci e cresci em Vila Franca de Xira e estou atualmente a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação na faculdade NOVA FCSH com o objetivo de me tornar jornalista desportivo no futuro, profissão que une duas grandes paixões minhas - o futebol e a escrita.