Jovem Promessa – Max Aarons, o lateral na mira de Mourinho

Nome: Maximillian James Aarons

Data de nascimento: 04/01/2000

Altura: 1,78m

Posição: Defesa-direito

Pé preferencial: Direito

Nacionalidade: Inglesa

Clube: Norwich City

 

 

Esta semana olhamos para o fundo da tabela da Premier League, onde o Norwhich City se encontra classificado, apesar de grandes performances nas várias competições domésticas (venceu o City na liga e eliminou o Tottenham na Taça da Liga, por exemplo) com um plantel repleto de jogadores talentosos. O jovem que apresentamos nesta rubrica é Max Aarons, formado no clube, dono e senhor do lado direito da defesa dos canaries. 

O defesa entrou na equipa principal na temporada passada, onde se tornou uma das estrelas do Championship na épica jornada do Norwich City à subida da Premier League, conquistando a promoção direta ao liderar a segunda divisão. Aarons disputou 43 partidas nessa temporada, duas das quais na Taça da Liga e o resto no Championship, com três golos e seis assistências no total.

Esta época, o Norwich City tem passado bastantes dificuldades apesar do bom nível exibicional que apresentam, com a pior defesa e o segundo pior ataque da liga. Dentro destas condições, dificilmente Aarons conseguiria destacar-se no campeonato. Contudo tem deixado boas indicações e aos 20 anos já demonstra um nível merecedor do investimento de um clube maior.

Até à paragem geral do futebol, o jovem contava com 30 jogos disputados, entre a Premier League (onde tem uma assistência), EFL Cup e FA Cup (o Norwich encontra-se nos quartos de final da prova).

Estatísticas interessantes de Aarons no campeonato: sete grandes oportunidades criadas, uma média de 0.7 passes chave, 4.4 duelos ganhos e 1.3 cortes por jogo.

Os números demonstram algumas das características deste lateral. A sua velocidade é a sua maior arma, tanto para as vertiginosas incursões no ataque, aliados a um bom cruzamento e drible, tal como a sua intensidade defensiva, apesar de necessitar de melhorar o seu posicionamento. Um lateral ofensivo capaz de percorrer o corredor inteiro, simultâneamente competente na defesa, apesar do trabalho que ainda lhe falta nesse departamento.

Um dos seus admiradores é o técnico português José Mourinho, pelo interesse de longa data do Tottenham na sua aquisição desde a chegada do técnico português ao clube. Os spurs encontram-se bastante fragilizados no setor defensivo, nomeadamente nas alas, e Aarons é uma das principais opções para reforços futuros, avaliado neste momento em 20 milhões de acordo com o Transfermarkt.

Caso o Norwich desça de divisão, cenário provável visto que o clube está a seis pontos da linha de água, vários dos seus jogadores que se têm destacado poderão querer dar um salto para um clube maior e perseguir os seus sonhos. Max Aarons é um deles, com um futuro muito risonho pela frente.

José Horta

Não nasci a gostar de futebol, mas quando comecei nunca mais quis outra coisa. Algarvio de nascença mas adepto do futebol para além daquele que se joga na praia. Sempre atento aos contornos e novidades do "Desporto Rei", "Beautiful Game" ou lhe quiserem chamar. Aluno universitário de Ciências da Comunicação na FCSH.