Federação não garante a realização da final da Taça de Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esteve reunida na sexta-feira com o Governo, nomeadamente, com a ministra da Saúde, o ministro da Educação e os secretários de estado da Saúde e da Juventude e Desporto e não garantiu a realização da final da Taça de Portugal e dos jogos do Campeonato de Portugal necessários para apurar quem subirá à Segunda Liga.

A FPF deu como concluídas todas as competições que estão sob a sua tutela no início do mês de abril e, na altura, deixou em aberto a possibilidade de se virem a realizar esses mesmos jogos caso existissem condições para tal. Contudo, a Federação não garante agora que esses jogos venham a ser realizados.

A prioridade atual passa por finalizar a Primeira Liga para que se possa, até 3 de agosto, entregar à UEFA a lista de equipas que irão participar nas competições europeias. Só depois disso, como aconteceria em condições normais, se realizará a final da Taça de Portugal, que tem ainda data a definir.

No entanto, na sequência dessa tal reunião, a FPF relegou a responsabilidade de um possível regresso das referidas competições para a Direção-Geral da Saúde (DGS), que é o organismo responsável por assegurar as condições de segurança e de saúde pública.

Além de ser necessário a DGS pronunciar-se sobre o caso, a FPF informou ainda que não tomará qualquer decisão final sem antes ouvir os clubes inseridos, nomeadamente, no que toca à Taça de Portugal, o Benfica e o FC Porto.

Fica assim a dúvida se se jogará a final da prova Rainha portuguesa na época 2019/20 e se teremos, ou não, equipas do Campeonato de Portugal a subir à Segunda Liga.

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.