Conheça o plano do regresso da Primeira Liga

Esta terça-feira, o primeiro ministro António Costa estará reunido com Fernando Gomes, presidente da FPF, e com os presidentes de Benfica, FC Porto e Sporting para debater o regresso da Primeira Liga nacional, mas também a Liga Portugal terá já um plano de regresso com datas definidas.

Segundo avança esta terça-feira o diário desportivo nacional Record, a Liga Portugal terá já definido um plano de regresso à competição para a Liga NOS, bem como algumas datas acertadas. Contudo, face ao panorama atual de incerteza e insegurança, este está sujeito a algumas mudanças.

Assim sendo, de acordo com este plano, as equipas deverão quase todas reiniciar a atividade já no início de maio, mais especificamente a partir de dia 4, começando com os treinos individuais recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

De seguida, na segunda quinzena de maio, começarão os treinos coletivos, um género de pré-temporada, por forma a que os jogadores voltem a adquirir ritmo competitivo.

Quanto ao regresso efetivo à competição, esse estaria planeado para o mês de junho, com a 25ª jornada a ser jogada entre o dia 1 e 6. A partir daqui, haveria muito futebol e sempre num curto período de tempo entre jogos. Segundo o Record, a ideia passaria por realizar dois jogos por semana, permitindo o término da competição a meio de julho (mais propriamente a dia 19).

Quanto ao local da realização das 10 jornadas em falta do campeonato, a mesma fonte adianta a possibilidade de estes serem disputados entre quatro a seis estádios, não concentrando todas as equipas numa só região, como chegou a ser falado. Os estádios escolhidos seriam os maiores e mais modernos, como o da Luz, Dragão, Alvalade, Municipal de Braga ou Municipal de Coimbra – neste último caso por estar localizado na zona Centro do país. Face às suas maiores dimensões, estes estádios seriam melhores na ótica que o distanciamento social é mais fácil de cumprir.

No entanto, todo este plano é alvo de grande incerteza, dependendo da evolução do surto. Apenas com a população toda a cumprir as recomendações das autoridades de saúde e respeitando o Estado de Emergência ainda vigente se poderá voltar o mais cedo possível à normalidade.

Plano da Liga (revelado pelo Record):

4 a 17 de maio – Treinos individuais

18 a 31 de maio – Treinos coletivos

1 a 6 de junho – 25.ª jornada

6 a 7 de junho – 26.ª jornada

10 de junho – 27.ª jornada

13 e 14 de junho – 28.ª jornada

20 e 21 de junho – 29.ª jornada

27 e 28 de junho – 30.ª jornada

1 de julho – 31.ª jornada

4 e 5 de julho – 32.ª jornada

11 e 12 de julho – 33.ª jornada

18 e 19 de julho – 34.ª jornada

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.