Jovem Promessa: Ivanildo Fernandes

Nome: Ivanildo Jorge Mendes Fernandes

Data de nascimento: 26/03/1996 (24 anos)

Altura: 1,93m

Posição: Defesa Central

Pé preferencial: Esquerdo

Nacionalidade: Portuguesa / Cabo-verdiana

Clube: Caykur Rizespor (emp. Sporting CP)

 

A “Jovem Promessa” desta semana é Ivanildo Fernandes, defesa central emprestado pelo Sporting aos turcos do Caykur Rizespor, antepenúltimo classificado da Liga Turca, à data da paragem do campeonato.

Nascido na Damaia, foi pelo Damaiense que Ivanildo entrou no mundo do futebol. Após passagens pelo Estrela da Amadora e ainda pelo Casa Pia, chegaria ao Sporting com 18 anos, onde terminaria a sua formação como jogador. Juntava-se, deste modo, a uma das mais recentes “fornadas” de jovens talentos de Alcochete.

Começando por atuar na antiga equipa B dos leões, assumiu-se como titular absoluto do centro da defesa desde início, sendo-lhe, mais tarde, atribuída a braçadeira de capitão, atuando em 16 partidas na época 2015/16, no segundo escalão do nosso futebol. Na época seguinte estrear-se-ia a marcar num jogo disputado nos Açores, diante do Santa Clara, onde apontaria o único golo dos leões na partida (o encontro terminou 1-1).

O jovem central continuou a evoluir na formação secundária leonina, demonstrando-se um jogador aguerrido, sem medo de investir sobre o adversário, pese embora ter tido várias anotações no campo disciplinar (na primeira época, foram nove cartões amarelos em 16 jogos, quatro dos quais resultariam em duas expulsões consecutivas). Ainda assim, foi amadurecendo, pelo que este aspeto ficou, progressivamente, mais controlado (no último ano pela equipa B foram oito amarelos em 32 jogos, desta vez sem qualquer expulsão).

Embora tendo sido convocado para um jogo da Taça de Portugal diante do FC Famalicão, em 2017, Ivanildo ainda não somou qualquer minuto pela equipa principal leonina. Em 2018, ver-se-ia emprestado aos “cónegos” do Moreirense FC, onde, de novo, se assumiu como dono e senhor da defesa, deixando muito bons indícios, nomeadamente na vitória por 3-1 diante do Benfica, em pleno estádio da Luz, onde impediu um golo certo dos encarnados na primeira parte.

Apesar das diversas prestações de encher o olho a nível defensivo, o luso-cabo-verdiano continuava sem espaço na equipa principal do Sporting, pelo que rumaria à Turquia na presente época para novo empréstimo, onde, após jogar pelo Trabzonspor, representa agora o Caykur Rizespor.

Um defesa agressivo, com um físico possante e uma estatura que impõe respeito a qualquer adversário, demonstrando clara vantagem no jogo aéreo. Não tem medo de progredir no terreno com a bola dos pés, demonstrando boa visão de jogo, além de ser bastante rápido, qualidade cada vez mais presada nos defesas centrais, hoje em dia. Poderá estar aqui a futura “joia” da defesa verde e branca?

 

Imagens: GettyImages

Duarte Rosa

"Alfacinha" de gema, sportinguista de coração. Desde o clube à seleção nacional, o amor pela bola está presente desde cedo. A licenciar-se em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esta paixão pela escrita e pelo futebol forma uma dupla interessante, que espera vir a agradar aos seus leitores.