Thiago Almada: Desde o bairro de Carlitos Tévez até à Europa (?)

Nome: Thiago Ezequiel Almada
Idade: 18 anos
Data de Nascimento: 26/04/2001
Local de Nascimento: Fuerte Apache, Argentina
Altura: 1,71m
Peso: 58 kg
Posição: Médio-Ofensivo/Extremo
Clube: Vélez Sarsfield
Número: 23

Thiago Almada é, sem dúvida, uma das grandes jóias do futebol argentino. “Guayo”, como é conhecido no país-natal, cresceu no mesmo bairro de Carlos Tévez e teve uma juventude pautada por muito trabalho, dentro e fora de campo. Este médio ofensivo tecnicista é uma das figuras do Vélez Sarsfield, com apenas 18 anos de idade. Vamos descobrir mais sobre a “Jovem Promessa” desta semana.

Como joga:

Thiago Almada caracteriza-se por uma grande mobilidade e versatilidade no ataque, polvilhada com muita velocidade e “ganas” sul-americanas. É um destro com uma condução de bola muito forte, com irreverência suficiente para encarar o adversário sem medo, e percebe onde estão os espaços a explorar de forma exímia. Gosta de partir da esquerda para o meio (jogou diversas vezes a extremo-esquerdo). Talvez os pontos a melhorar de Almada serão o último passe, uma procura mais frequente da chegada à área, e ambidestria.

O seu percurso

Almada é mais um produto do Bairro de Fuerte Apache, nos arredores de Buenos Aires. Thiago vendia frutas e legumes à porta de casa desde pequeno e passou a maior parte da sua educação em casa dos avós. Tentou sempre afastar-se das más rotinas do bairro, dizendo em entrevista ao Tyc Sports: “Passei toda minha infância no meu bairro. Eu aprendi coisas boas e ruins lá (…) Pessoas fumavam perto de mim e eu vi pessoas andando com armas nas mãos”.

Com quatro anos, já jogava por um clube local, o Santa Clara, onde Tévez também jogou antes de ir para o Boca Juniors. Aos cinco anos ingressou no Vélez Sarsfield, emblema que honra até aos dias de hoje. Fez o seu caminho na formação até à estreia em agosto de 2018, com apenas 17 anos e quatro meses. Além de Tévez, ele também idolatra Juan Roman Riquelme, ex-craque do Boca, que curiosamente já o convidou para um churrasco em sua casa.

Atualmente, Thiago Almada conta com 46 jogos, nove golos e quatro assistências pelo Vélez. Nesta temporada, Almada soma cinco golos e duas assistências em 22 jogos, alcançando o terceiro lugar da Superliga argentina apenas atrás de River Plate e Boca Juniors.

O seu percurso na albiceleste ainda não atingiu o patamar último –  a Seleção A – porém, Almada já treinou com a equipa no reinado de Sampaoli. Pelos sub-20, disputou uma Copa América da categoria. Apesar de ser o jogador mais jovem do plantel, marcou um golo, e foi um dos grandes destaques da equipa que terminou como vice-campeã do torneio.

A Europa está de olho

As boas exibições já suscitaram, naturalmente, o interesse de grandes clubes europeus. Almada já teve uma saída eminente para o Manchester City, sendo um (alegado) pedido de Guardiola. O interesse crescente terminou com Almada assinando um novo contrato de quatro anos com seu clube, com cláusula de rescisão de 25 milhões de euros. Pode parecer muito, mas o valor atual de Almada ronda os 18 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. 

David Silva

Contar a minha história é falar de futebol. Primeiro, a paixão. Depois, a prática. Em seguida, uma deslocação de 71km entre a Lourinhã e a NOVA/FCSH, onde concluí o curso de Ciências da Comunicação, em 2019. Pelo meio, nove meses de estágio memoráveis no Canal 11, na Cidade do Futebol. E por fim, a paixão. Sempre.