International Board aprova 5 substituições por jogo

Todas as atividades estão em constante mudança devido ao vírus Covid-19 e o desporto rei não é exceção. A nova alteração foi já aprovada pela Internacional Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do futebol, que segue uma ideia da FIFA.

Basicamente, cinco substituições em três momentos possíveis (de forma a não interromper o jogo), sendo que podem ser efectuadas logo no intervalo.

Como o futebol está a considerar a retoma das competições pelo mundo após a pandemia de covid-19, o IFAB concordou em fazer uma alteração temporária às Leis do Jogo, com base na proposta feita pela FIFA para proteger o bem-estar do jogador”, lê-se no comunicado do organismo que rege o futebol mundial.

Esta alteração temporária vai entrar em vigor desde já e prevê-se que seja aplicada nas competições que estejam previstas para a sua conclusão até 31 de dezembro de 2020.

Tal como o videoárbitro, a FIFA, no mesmo comunicado, indica que a questão das cinco substituições fica ao critério da organização das competições, federações ou ligas.

Na medida imposta para a salvaguarda dos jogadores é importante ainda destacar que se as equipas fazem uma substituição ao mesmo tempo, conta como uma interrupção para ambas, que em jogos com prolongamento podem ser utilizadas essas mesmo substituições e que em competições que permitam uma substituição extra no prolongamento, as equipas terão mais uma substituição para fazer.

Quem já não vai usufruir desta alteração são os campeonatos da França e da Holanda que entretanto, foram cancelados. Contudo, países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

João Estanislau

Com uma licenciatura em Comunicação Empresarial pelo ISCEM e duas pós-graduações em Gestão e Marketing do Desporto pelo INDEG-ISCTE e Director Técnico Desportivo pela a Universidade Europeia, trabalhei recentemente para o jornal online Leonino.pt. Participo ainda no programa Overlappings e Basculações, no canal de Youtube Vamos Falar de Futebol 10, todas as terças-feiras, a partir das 21h00. Sempre ligado ao futebol e à comunicação, pretendo partilhar contigo a minha visão do desporto rei. Fica atento!