Saidy Janko: “Sérgio não me deu realmente uma oportunidade”

Em entrevista ao jornal O Jogo, Saidy Janko reclama uma oportunidade na equipa principal do FC Porto. O suíço foi contratado no verão de 2018 mas ainda não se estreou oficialmente pelo clube da Invicta.

“Quando o FC Porto me contratou estava preparado para assumir o desafio. Vinha de uma época no Saint-Étienne a jogar contra alguns dos melhores como PSG, Marselha, Neymar, Payet… mesmo no Celtic joguei a um nível alto. Estava pronto. Mas a verdade é que a cada ano vou melhorando. Nesse aspeto, sim”, disse o lateral de 24 anos.

Nesta época, Sérgio Conceição tem optado por dar o lado direito da defesa a Jesús Corona, extremo de origem. Enquanto isso, Janko tem sido titular no Young Boys, da Suíça. Curiosamente, o lateral defrontou a sua equipa mãe na fase de grupos da Liga Europa.

“Sérgio Conceição não me deu realmente uma oportunidade. Talvez tenha sentido que eu não coubesse na equipa, não seria o tipo de jogador que ele queria. Não tenho bem a certeza. Penso que houve questões políticas, também. Não tenho bem a certeza… […] A primeira vez que ouvi que seria dispensado foi através de um jogador que estava a ler as notícias. Um dia depois tive uma pequena conversa com o treinador e ele disse que podia ir, mas não explicou porquê”

Apesar de não estar satisfeito, Saidy Janko quer mostrar o seu valor no FC Porto:

“Gostava de ter uma oportunidade, porque acho que posso jogar no FC Porto. Já joguei com eles na Liga Europa e acho que posso ser uma boa opção para a equipa. Se tiver essa oportunidade, voltarei com muito gosto. Mas não depende de mim… talvez Sérgio Conceição tenha mudado de opinião sobre mim, talvez não”.

David Silva

Contar a minha história é falar de futebol. Primeiro, a paixão. Depois, a prática. Em seguida, uma deslocação de 71km entre a Lourinhã e a NOVA/FCSH, onde concluí o curso de Ciências da Comunicação, em 2019. Pelo meio, nove meses de estágio memoráveis no Canal 11, na Cidade do Futebol. E por fim, a paixão. Sempre.