OFICIAL: Liga portuguesa de futebol confirma regresso a 4 de junho

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou esta terça-feira à tarde, em forma de comunicado, que o regresso do campeonato está oficialmente apontado para o próximo dia 4 de junho.

Assim sendo, a Primeira Liga começará uma semana mais tarde do que estava previsto – fim-de-semana de 30/31 de maio – depois de ter sido já interrompida a 12 de março. Quase três meses depois, o futebol regressará em Portugal.

Este anúncio surge depois do organismo presidido por Pedro Proença ter estado durante o dia de terça-feira reunido com os vários clubes da Primeira Liga. A ideia passa por começar a 25ª jornada do campeonato a dia 4 (quinta-feira) e terminá-la no espaço de três dias, ou seja, no sábado.

Apesar deste anuncio, a Liga recordou que têm sido realizadas nos últimos dias “sucessivas reuniões de alinhamento” para que a retoma “possa acontecer em segurança e com todas as medidas de proteção que mitiguem os riscos do regresso à atividade“.

Além disso, falta ainda definir quais serão os estádios escolhidos para a realização do término do campeonato, apontando a Liga que se seguirá agora “uma fase de vistorias para apuramento dos estádios que efetivamente cumprem os requisitos definidos naquele parecer técnico“.

No passado domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu o parecer técnico sobre as condições do regresso da Liga à competição, no seguimento da decisão do Governo de 30 de abril, quando o executivo enquadrou esta competição profissional como uma das atividades autorizadas ao desconfinamento. Parecer esse que até causou algum desconforto entre os atletas da Primeira Liga, com alguns, nomeadamente do FC Porto, Sporting e Marítimo, a expressarem publicamente o seu descontentamento.

Leia o comunicado na integra:

No passado domingo, a DGS emitiu o parecer técnico sobre as condições do regresso da Liga NOS à competição, no seguimento da decisão do Governo do passado dia 30 de abril.

Recorde-se que, nessa data, o Executivo enquadrou esta competição profissional como uma das atividades autorizadas ao desconfinamento.

Ao longo dos últimos dias, as várias entidades têm levado a cabo sucessivas reuniões de alinhamento para que a retoma possa acontecer em segurança e com todas as medidas de proteção que mitiguem os riscos do regresso à atividade, seguindo-se uma fase de vistorias para apuramento dos estádios que efetivamente cumprem os requisitos definidos naquele parecer técnico.

Antecipa-se que este trabalho conjunto da DGS, da FPF e da Liga Portugal sirva de modelo para a retoma de outras atividades económicas, pretendendo-se que esta competição profissional forneça um exemplo das boas práticas que esta pandemia nos impõe.

Por forma a garantir que são rigorosamente vistoriados os estádios e realizados os testes médicos a todos os profissionais envolvidos nos jogos e na respetiva organização, está apontada a data de 4 de junho de 2020 para o primeiro jogo da 25.ª jornada da Liga NOS“.

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.