Superliga chinesa com arranque previsto para o final de junho

A Superliga chinesa, principal escalão de futebol daquele país, deverá arrancar no final do mês de junho, mais propriamente a dia 24, depois de quatro meses em que todas as competições estiveram suspensas face à pandemia de covid-19.

Segundo a imprensa estatal chinesa, o arranque da prova máxima do futebol chinês acontecerá assim duas semanas depois das competições do escalão mais baixo. Contudo, o mesmo só se confirmará se o número de casos de covid-19 no país continuar a diminuir como até então e com algumas alterações no formato da competição.

A mesma fonte avança que a prova, que conta com um total de 16 equipas, deverá adotar um formato mais curto, cujos moldes ainda não foram oficializados, por forma a compensar o tempo perdido face à interrupção da competição.

A Superliga chinesa conta com dois portugueses em ação, nomeadamente o antigo treinador do FC Porto Vítor Pereira, atualmente no comando técnico do Shangai SIPG – onde joga Hulk e Óscar, por exemplo – e ainda o antigo defesa central do Sporting, Daniel Carriço, atualmente a defender as cores do Wuhan Zall, originários da cidade onde despoletou o vírus.

O número de novos casos de covid-19 tem vindo a baixar exponencialmente há há várias semanas na China e isso tem levado ao levantamento de algumas das restrições nos últimos tempos, especialmente no que toca a viagens domésticas.

No entanto, ronteiras permanecem fechadas para estrangeiros, mesmo os que têm autorização de residência no país. Isto significa que alguns dos jogadores e treinadores estrangeiros podem estar ausentes quando a liga começar.

Francisco Carvalho

Desde tenra idade que duas paixões me cativaram, desporto e a escrita, sendo a sua união o cenário ideal. Cedo percebi que com esforço e dedicação poderia juntar uma paixão a uma profissão, sendo o jornalismo a resposta. Numa geração onde a banalização e a desvalorização da informação são recorrentes, quero mostrar a relevância do mundo jornalístico em toda esta sociedade cativante que nos rodeia.